[weglot_switcher]

Dois mortos e 25 feridos em ataque a edifício de campanha eleitoral no Afeganistão

As eleições, marcadas para 28 de setembro, arriscam colocar o pais numa fase de grande tensão, com a possibilidade de multiplicação de atentados.
28 Julho 2019, 15h18

Uma forte explosão seguida de um ataque de homens armados abalou este domingo instalações de campanha do primeiro vice-presidente da lista do chefe de Estado afegão Ashraf Ghani, candidato à reeleição nas eleições marcadas para 28 de setembro. Pelo menos duas pessoas morreram e 25 ficaram feridas na explosão seguida de ataque armado.

Segundo indicou o porta-voz do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi, a explosão ocorreu cerca das 16:40 horas locais (13:10 horas em Lisboa), aconteceu nas imediações das instalações da ‘Tendência Verde’ (AGT), um movimento político formado por Amrullah Saleh, primeiro vice-presidente da lista de Ashraf Ghani.

“Homens armados entraram depois nos escritórios” do movimento, adiantou o mesmo porta-voz, precisando que Amrullah Saleh, que já foi ministro do Interior do Afeganistão, não ficou ferido.

Deste ataque resultaram um morto e 13 feridos, de acordo com a informação avançada pelo porta-voz do Ministério da Saúde afegão.

A explosão coincide com o primeiro dia de campanha para as eleições presidenciais, marcadas para 28 de setembro, a que concorrem o atual Presidente do Afeganistão e o chefe do Governo do país, Abdullah Abdullah.

“É um ataque direto ao AGT” referiu à France Press uma testemunha, adiantando ter ouvido “três explosões, seguidas de tiros”.

Pelas redes sociais há imagens de uma grande coluna de fumo negro e um vídeo feito numa zona próxima da explosão mostra várias pessoas a fugir envoltas em fumo e pó.

Até agora o ataque não foi reivindicado por nenhum grupo extremista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.