O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que “gostaria de ver uma forte descida” das taxas de juro por parte da Reserva Federal (Fed), que inicia hoje uma reunião de dois dias.
“Gostaria de ver uma forte descida” das taxas de juro, disse o presidente dos Estados Unidos a alguns jornalistas, de acordo com a AFP, aumentando a pressão que desde há meses exerce sobre a Fed para que tenha uma política monetária mais permissiva.
De acordo com especialistas ouvidos pela AFP, o Comité de política monetária da Fed deve declarar na quarta-feira uma descida de 0,25 pontos percentuais das taxas de juro, de forma a estimular a inflação, que está em níveis baixos.
Para Donald Trump, se o banco central norte-americano tornasse o valor do dinheiro menos caro, a economia americana poderia crescer acima de 4 ou 5% e os indíces da bolsa poderiam estar mais elevados.
Donald Trump, que está consciente da importância do crescimento económico para a sua reeleição, reclama não só da subida rápida e frequente das taxas de juro mas também da política de gestão da carteira da Fed, que foi acumulando ativos para apoiar o crescimento económico depois da recessão económica de 2008/2009.
O presidente dos Estados Unidos tentou por várias vezes fazer nomear candidatos para postos-chave da Fed que partilhassem as suas visões sobre política monetária, mas os perfis escolhidos assustaram os seus aliados republicanos no Senado, não tendo as nomeações prosseguido.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com