A confiança dos consumidores aumentou pelo sexto mês consecutivo, enquanto os empresários olham para a economia nacional com maior pessimismo, de acordo com os dados do inquérito de conjuntura às empresas e aos consumidores do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta sexta-feira, 27 de setembro. Os dados são relativos a setembro, mês que antecede as eleições legislativas de 6 de outubro.
Apesar de ter acumulado descidas desde junho de 2018, o indicador de confiança dos consumidores tem vindo a recuperar de forma consecutiva desde o mínimo de -9,5 pontos registados março, sendo que em setembro cresceu para -7,1 pontos.
“[Esta melhoria] resultou do contributo positivo de todas as componentes, perspetivas relativas à realização de compras importantes e à situação económica do país, e opiniões e expectativas sobre a evolução futura da situação financeira do agregado familiar, em particular no primeiro caso”, lê-se no documento do INE.
Já o indicador do clima económico, ou seja o sentimento dos empresários, diminuiu em setembro após ter estabilizado em agosto. Os indicadores de confiança diminuíram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e nos Serviços, tendo aumentado no Comércio, de acordo com o INE.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com