[weglot_switcher]

Pedro Duarte diz que Luís Montenegro tem condições para liderar “novo projeto político dentro do PSD”

O fundador do movimento cívico Manifesto X diz que vai apoiar uma eventual candidatura do ex-líder parlamentar Luís Montenegro, que considera ter condições para “um novo projeto político dentro do PSD”.
8 Outubro 2019, 13h35

O antigo líder da Juventude Social Democrata (JSD) Pedro Duarte anunciou esta terça-feira que não será candidato à sucessão de Rui Rio na presidência do Partido Social Democrata (PSD). O fundador do movimento cívico Manifesto X diz que vai apoiar uma eventual candidatura do ex-líder parlamentar Luís Montenegro, que considera ter condições para “um novo projeto político dentro do PSD”.

“Estou e estarei empenhado em ajudar o meu país por via de uma grande renovação dentro do PSD e estou disponível para apoiar e poder participar nesse processo de mudança, mas isso não passa por qualquer ambição ou projeto pessoal da minha parte. Neste cenário, não coloco a hipótese de me candidatar à liderança do PSD”, afirmou Pedro Duarte, à margem de um pequeno almoço organizado pela Câmara de Comércio Americana em Portugal, em Lisboa.

Pedro Duarte considera que ainda é prematuro para dizer se vai apoiar uma eventual candidatura do antigo líder parlamentar Luís Montenegro, mas sublinha que o PSD precisa de “novos protagonistas” e Luís Montenegro tem condições para levar a diante um novo projeto político no PSD.

“É importante que se diga que era bom que se gerasse dentro do PSD um consenso suficiente em torno de uma equipa e de um líder que pudesse ter essas condições e hoje parece-me absolutamente inequívoco que Luís Montenegro, tendo essa vontade, tem condições para congregar esse novo projeto político dentro do PSD”, disse.

Até ao momento, Luís Montenegro não reagiu ainda aos resultados eleitorais do PSD, mas, segundo informação avançada pela TSF, deverá falar sobre a situação do partido até quinta ou sexta-feira. Na sexta-feira, Luís Montenegro tem um jantar agendado em Espinho, que vai contar com cerca de 400 militantes do PSD, para celebrar 10 anos da vitória autárquica do PSD sobre o PS.

Entretanto, os apoiantes de Luís Montenegro já vieram manifestar descontentamento perante os resultados eleitorais. Foi o caso do presidente da Câmara Municipal de Viseu e de João Moura, da distrital de Santarém.

O PSD conseguiu 27,9% dos votos nas eleições legislativas, o resultado mais baixo desde 1983, em que o partido conseguiu apenas 27,74%. Em comparação com os resultados de há quatro anos, o PSD elegeu menos 12 deputados e não conseguiu eleger nenhum deputado em Évora, Beja e Portalegre. Ainda assim, Rui Rio considerou que o resultado foi “idêntico ao de 2015”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.