[weglot_switcher]

Volvo V60 D4 R-Design: Um familiar com ar saudável e cheio de tecnologia

É preciso experimentar. Fazer umas centenas de quilómetros para ter a noção do que é capaz uma V60 D4. Potência e conforto, a par dos pormenores R-Design. Imagine acordar, ainda cedo, no hotel no meio do campo e ter a V60 D4 pela frente. Pequeno-almoço tomado e fazemo-nos à estrada. Vamos aproveitar o dia de […]
17 Dezembro 2014, 00h05

É preciso experimentar. Fazer umas centenas de quilómetros para ter a noção do que é capaz uma V60 D4. Potência e conforto, a par dos pormenores R-Design.

Imagine acordar, ainda cedo, no hotel no meio do campo e ter a V60 D4 pela frente. Pequeno-almoço tomado e fazemo-nos à estrada. Vamos aproveitar o dia de sol excecional que Portugal nos oferece e a impressionante segurança, potência e conforto que um motor D4 nos permite.
São quilómetros e quilómetros de condução relaxada, em família, e com algum espírito de aventura que nos dá o motor de quatro cilindros turbodiesel, de quase 2000 c3 de cilindrada. Na bagageira vai tudo. Os pormenores do interior são relevantes e no exterior sobressaem as jantes de liga leve.
Optámos por sair da autoestrada e deambular pela Nacional em direção à serra. Estamos em casa com uma espetacular capacidade de recuperação do veículo em situações críticas. Aliás, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 Km em 7,6 segundos e uma velocidade máxima de 225 Km (o que logicamente não tentámos para não violar as regras do Código da Estrada). O consumo combinado de 4,2 litros aos 100 anunciado pela Volvo é impossível de atingir nas condições normais das estradas nacionais. Ficámos com uma média ligeiramente acima dos 6l/100 Km, o que consideramos bastante bom. A estrada continua e a música entra pelos ouvidos de forma suave. Aproveitamos o som da melhor forma possível. É outro dos pontos fortes, a par da capacidade de insonorização que a marca conseguiu. Estamos na serra e em zona com muitos animais que passam a estrada. O pack de segurança atua e faz um ruído estridente. Aliás, falar de Volvo e não falar de segurança é como ir a Roma e não ver o Papa. Tem tudo. O sistema “bliss”, com a indicação no espelho retrovisor de aproximação de veículo pela direita ou esquerda é de uma utilização incrível. Foi difícil habituarmo-nos há uns meses quando testámos veículos com o sistema. Parece que a luz não faz falta e continuamos a usar o canto do olho, mas há momentos em que se não fosse aquele minúsculo sinal, não teríamos qualquer referência do ângulo morto.
Discutimos, em família, o valor deste carro. A V60 começa acima dos 34 mil euros e pode facilmente chegar aos 55 mil euros. Vai depender daquilo que se quiser “carregar”. Para quem tem possibilidade, a recomendação é “levar tudo”. Há alguns packs que recomendamos, caso do Intellisafe Pro, com um custo de 1960 euros e o Convenience/business connect por 2400 euros. Parece muito dinheiro, mas é equivalente a ter um escritório moderno sob rodas. Ou ainda os opcionais como câmara de parqueamento traseiro e os pernos de segurança para jantes Valem 450 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.