O eurodeputado do Partido Comunista Português (PCP) João Ferreira vai deixar o Parlamento Europeu em julho, anunciou esta segunda-feira o secretariado do Comité Central do PCP. O dirigente comunista e candidato à câmara de Lisboa pela Coligação Democrática Unitária (CDU) vai ser substituído pelo biólogo João Pimenta Lopes, que já foi eurodeputado entre 2016 e 2019.
“O secretariado do Comité Central do PCP informa que João Ferreira, que exerce funções como deputado do PCP no Parlamento Europeu, desde o mandato iniciado em 2009, será substituído, a partir de julho, por João Pimenta Lopes, candidato do PCP na lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, que se realizaram em 2019”, lê-se num comunicado enviado às redações.
A decisão surge no mesmo dia em que João Ferreira anuncia a recandidatura à câmara de Lisboa, pela CDU, nos jardins do Museu da Cidade de Lisboa, depois de ter sido, sucessivamente, cabeça de lista da CDU às europeias em 2014 e 2019, candidato à câmara de Lisboa em 2017 e ter concorrido com o apoio dos comunistas e verdes às presidenciais de janeiro.
O secretariado do Comité Central do PCP indica que João Ferreira irá prosseguir a sua intervenção “em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do país, amplamente reconhecida pela sua competência, determinação e proximidade à realidade nacional”, no âmbito das eleições autárquicas, nas quais encabeçará a lista da CDU à capital, “correspondendo assim à importância da cidade de Lisboa e da resposta aos problemas de quem nela vive e trabalha”.
Com a saída de João Ferreira do Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes regressa à função de eurodeputado. Com 40 anos, João Pimenta Lopes integra atualmente o secretariado político do Grupo Confederal GUE/NGL, que os deputados do PCP no Parlamento Europeu integram, e é membro do Comité Central do PCP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com