O primeiro-ministro, António Costa, traçou um quadro da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia no último semestre, assinalado que entre as “sementes” lançadas por Portugal, estão a conferência sobre o futuro da Europa e o debate sobre a política económica europeia no pós-crise.
“A Europa preciso do futuro e os cidadãos precisam que a Europa tenha futuro. Temos mesmo que nos centrar nas discussões sobre o futuro da Europa”, disse esta segunda-feira durante a sessão pública de balanço da Presidência do Conselho da União Europeia, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
O responsável governativo afirmou ser “necessário confrontar as diferentes visões que hoje existem” dentro da União Europeia, argumentando que “não vale a pena querermos iludir, fingindo que não há hoje dúvidas sobre o que deve ser a União”.
“Sim, há hoje dúvidas sobre o que deve ser a União. Alguns verdadeiramente gostariam que a União não fosse União e pudesse voltar a ser algo que já foi e deixou de ser”, disse, aludindo a um mercado interno que gerasse apenas valor acrescentado do ponto de vista financeiro. “Temos que nos bater para que a União continue a ser muito mais do que isso”, vincou.
Para António Costa, um dos contributos para presidência portuguesa foi também aprofundar o debate sobre a política económica. “A capacidade da política monetária dar o suporte necessário para enfrentarmos esta crise e sobretudo para suportar a necessidade de investimento, para assegurarmos a tradição ecológica e digital não é suficiente”, disse, sublinhando que “demos um grande passo perante esta crise a compreender a importância da política orçamental, mas a importância da política orçamental não se esgota claramente no enfrentar desta crise”.
“O investimento que vai ser necessário fazer para cumprir os compromissos que assumimos fazer em matéria de transição climática, em matéria de transição digital, o investimento que temos que fazer para assegurar que Europa continua a ter um conjunto de infraestruturas que assegura presença à escala global é um investimento enorme”, acrescentou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com