A Alemanha vai alocar até 30 mil milhões de euros para reconstruir após as cheias do mês passado que destruíram casas, empresas, segundo a agence France-Presse.
Os custos serão divididos entre o governo federal e os 16 estados, disse Angela Merkel, classificando o gesto como um “sinal de solidariedade nacional”.
Pelo menos 190 pessoas perderam a vida nas cheias que atingiram o oeste da Alemanha em meados de julho, com os estados de Renánia-Palatinado e Renánia do Norte-Vestfália sendo os mais afetados. A catástrofe também levantou algumas dúvidas sobre se foi feito o suficiente para alertar os residentes sobre o desastre.
Sublinhando a escala da destruição, o Armin Laschet, o líder conservador que poderá suceder Merkel, frisou na segunda-feira que a sua região não teve que reconstruir milhares de casas destruídas desde a Segunda Guerra Mundial.
Um pacote de 400 milhões de euros já tinha sido autorizado pelo ministério das Finanças no mês passado. Na ocasião Olaf Scholz, ministro das Finanças alemão comprometeu-se a “mobilizar o que for necessário” para reconstruir as infraestruturas danificadas nas inundações.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com