[weglot_switcher]

Grupo editorial Axel Springer fecha acordo para compra do “Politico”

O grupo editorial alemão Axel Springer reforça nos Estados Unidos com a aquisição do “Politico” e do “Protocol”. O negócio deverá estar concluído no quarto trimestre deste ano.
26 Agosto 2021, 16h56

O grupo editorial Axel Springer reforçou a aposta nos Estados Unidos e assinou um acordo para comprar o site “Politico”, incluindo os 50% restantes da atual joint venture “Politico Europe”, bem como o site de notícias de tecnologia “Protocol”.

O negócio está ainda sujeito à aprovação regulatória, mas deverá ficar concluído no quarto trimestre deste ano. Os detalhes do acordo não foram divulgados, mas fontes próximas revelaram à CNBC que a aquisição ronda os mil milhões de dólares.

“Será um privilegio e uma responsabilidade especial ajudar a moldar o futuro desta excelente empresa de media. O jornalismo objetivo de qualidade é mais importante do que nunca e acreditamos mutuamente na necessidade de independência editorial e reportagem apartidária”, afirmou Mathias Döpfner, CEO do Axel Springer, citado em comunicado divulgado esta quinta-feira.

Robert Allbritton irá continuar como editor do “Politico” e do “Protocol”, com o grupo Axel Springer – que detém títulos como o Bild e o Die Weld -, a garantir que as equipas que lideram os departamentos editoriais e de gestão do “Politico” nos Estados Unidos, do “Politico Europe” e do “Protocol” irão manter-se e irão continuar a manter autonomia nas publicações face a outras marcas da Axel Springer nos Estados Unidos. Em 2015, o gigante editorial alemã comprou nos Estados Unidos a Business Insider e recentemente fechou acordo para a aquisição da Morning Brew.

“Como o “Politico” prosperou nos últimos anos, acompanhado pelo lançamento bem-sucedido do “Protocol” tornou-se cada vez mais claro que a responsabilidade de fazer o negócio crescer a uma escala global, de servir melhor o público e criar mais oportunidades para os nossos funcionários pode ser melhor desenvolvida por uma empresa maior”, acrescentou Robert L. Allbritton, fundador e publisher do “Politico” e do “Protocol”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.