O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima crescimentos homólogos de 12,3% e 20,0%, respetivamente, nas exportações e importações de bens no terceiro trimestre de 2021, de acordo com os dados provisórios divulgados esta quinta-feira.
A nota do INE realça ainda que estes valores traduzem um crescimento de 8,9% e 5,3%, respetivamente, nas exportações e importações nacionais face ao período homólogo de 2019. Assim, o comércio internacional no terceiro trimestre deste ano superou os valores pré-pandémicos, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira.
Esta leitura marca o regresso de ambos os indicadores a valores registados antes da pandemia, depois dos dados do segundo trimestre terem mostrado que as exportações portuguesas haviam já crescido 3,0% em relação a igual período de 2019, mas as importações continuavam 3,2% abaixo do verificado antes da chegada da pandemia.
Por outro lado, o crescimento homólogo no terceiro trimestre ficou ligeiramente aquém do registado no período anterior, quando as exportações cresceram 48,9% e as importações 49,2%. No entanto, o efeito base decorrente das restrições à atividade económica no primeiro período de confinamento eram mais acentuados no segundo trimestre, o que explica em parte este abrandamento na leitura agora conhecida.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com