[weglot_switcher]

Sporting passa dos prejuízos a lucros de 18 milhões com participação na Champions

Os 27 milhões de euros da participação da fase de grupos da Champions permitiram ao clube passar dos prejuízos homólogos para lucros.
Cristina Bernardo
6 Novembro 2021, 17h50

A SAD do Sporting registou lucros de 18,7 milhões de euros no primeiro trimestre desta época, entre 1 de julho de 30 de setembro. Este valor contrasta com os prejuízos de 4,2 milhões de euros registados em período homólogo.

O disparo nos lucros aconteceu à boleia da participação na Liga dos Campeões. Na época passada, o Sporting estava fora das competições europeias a 1 de outubro, depois de ter sido eliminado precocemente na Liga Europa pelo Lask Linz (4-1 para os austríacos nas duas mãos).

O volume de negócios trimestral atingiu os 55,6 milhões de euros, “incluindo os rendimentos com a
participação na fase de grupos da UEFA Champions League no valor de 27 milhões de euros”, segundo o comunicado divulgado este sábado, 6 de novembro, pela SAD de Alvalade.

“A rubrica de participações em competições europeias aumentou significativamente dado que a Sporting SAD conseguiu, através de apuramento direto por ter conquistado o título nacional, a qualificação para a fase de grupos da UEFA Champions League, tendo recebido o prémio de entrada (Starting fee e coefficient ranking) no valor global de cerca de 27 milhões de euros”, segundo o relatório e contas divulgado hoje.

Já as receitas de bilheteira subiram de 177 mil euros para 1,7 milhões de euros devido ao levantamento das restrições. Os leões registaram 935 mil euros de receitas na liga nacional e 553 mil na liga dos campeões.

“O aumento das receitas de bilheteira e bilhetes de época está relacionado com o levantamento das restrições impostas pelas autoridades de saúde relativamente à pandemia COVID-19, tendo sido realizados diversos jogos em casa com a lotação máxima de 33% e de 50%”, pode-se ler no relatório.

A registar também a “melhoria do resultado operacional sem transações com jogadores no valor de 23,5 milhões de euros e com transações de jogadores no valor de 22,8 milhões de euros”.

Paralelamente, o clube registou uma “redução dos financiamentos bancários em 4,9 milhões de euros”.

Na sua análise, a SAD do clube dirigido por Frederico Varandas destaca também a “estreia da Nike como patrocinador oficial com venda da camisola principal a registar um recorde de vendas na primeira semana de lançamento, e com negócio do merchandising com receita 2,5 vezes acima do trimestre homólogo”.

A SAD também destaca o empréstimo de Nuno Mendes ao PSG por sete milhões de euros mais opção de compra, “reconhecido no trimestre 1,75 milhões de euros”.

Simultaneamente, a troca dos jogadores Rodrigo Fernandes por Marco Cruz “no valor de 11 milhões de euros sem impacto em resultados”.

O Sporting encontra-se na terceira posição do grupo C da Liga dos Campões, com seis pontos, empatado com o Borussia de Dortmund. Com duas jornadas para o fim da fase de grupos, os leões ainda vão ter de defrontar o Ajax de Amsterdão e o Dortmund.

Já no campeonato português, o Sporting surge na segunda posição, com o FC Porto em primeiro lugar (ambos com 26 pontos), e o Benfica em terceiro com menos um ponto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.