O Governo aprovou esta quinta-feira, em reunião do Conselho de Ministros, a resolução que cria a segunda edição do programa de estágios na administração pública, o “EstágiAP XXI”, com 1.000 vagas para estagiários da Função Pública o próximo ano.
“Este programa visa promover o rejuvenescimento da administração pública e atrair jovens qualificados para os serviços do Estado”, recorda o Executivo liderado por António Costa.
Na primeira edição, estas vagas para estágio destinavam-se a jovens que cumprissem, todos os seguintes requisitos: estivessem à procura do primeiro emprego ou de um novo emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação; tivessem até 30 anos de idade (à data de início do estágio), ou até 35 anos se forem portadores de deficiência ou incapacidade e possuíssem uma qualificação de nível superior que corresponda, pelo menos, ao grau de licenciado.
As candidaturas à frequência dos estágios profissionais tinham de ser apresentadas no prazo de cinco dias úteis após a publicação da portaria da ministra Alexandra Leitão.
O EstágiAP XXI é uma medida prevista no Programa de Estabilização Económica e Social, que tem como intuito valorizar as qualificações e competências dos jovens licenciados, promovendo a empregabilidade num contexto de recuperação económica. Ademais, pretende “atrair jovens qualificados para os serviços do Estado e promover o rejuvenescimento da Administração Pública”, tal como destacou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, aquando da aprovação deste programa de estágios, em fevereiro.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com