[weglot_switcher]

Rio diz que PSD “facilmente” se entenderá com IL

Por sua vez, João Cotrim Figueiredo diz estar disponível para ser uma alternativa ao socialismo e aponta que com o PSD o país parecer “não andar tão para trás”.
10 Janeiro 2022, 22h01

Depois de na sexta-feira o presidente do Partido Social Democrata (PSD) ter admitido, durante debate, que se fosse eleito e não tivesse maioria o primeiro partido com quem falaria seria o CDS-PP, agora parece ter surgido outro partido com quem os sociais democratas se entenderiam: a Iniciativa Liberal (IL).

Quando questionado, durante debate na SIC, sobre se a IL poderia vir a tomar o lugar do CDS-PP, Rui Rio admitiu que seria uma possibilidade. “Não quero dizer isso assim dessa forma, quero dizer de outra forma parecida: quer a Iniciativa Liberal, quer o CDS são parceiros com os quais o PSD facilmente se entende. A Iniciativa Liberal está a começar, tem pouco tempo”.

Mas não deixou de recordar que para tal acontecer primeiro teria se ganhar as eleições, ser indicado primeiro-ministro, e a direita ter votos suficientes para formar uma maioria governamental.

Já João Cotrim Figueiredo assumiu as duas forças políticas como a alternativa ao socialismo. “Respeitando as diferenças que temos tido e a vontade que temos de construir algo diferente ao socialismo. Portugal está numa espécie de corrida em relação aos outros países europeus, já vimos que com o PS estamos a andar para trás”, assegurou o liberal garantindo que “Portugal caminha para a causa da Europa” estando nas mãos do PS.

“Com o PSD parece que não conseguimos andar tão para trás, mas não vimos aquela força e energia para chegar à frente. Precisam de energia reformista”, sublinhou.

Quanto a vir a ser o número dois de Rui Rio, Cotrim Figueiredo apenas assumiu estar “disponível para construir ao alternativa ao socialismo” e também “para garantir que um voto dado no Rio não vai parar ao Costa”.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.