[weglot_switcher]

Marques Mendes considera campanha “simples e eficaz” de Rui Rio peça importante para aproximação do PSD e ao PS (com áudio)

Quanto à maioria absoluta pedida por António Costa, o comentador, que foi presidente do PSD, fala em arrogância da parte do líder socialista.
23 Janeiro 2022, 21h57

Luís Marques Mendes afirmou este domingo, no seu habitual espaço de comentário na Sic Notícias”, que a aproximação do PS e do PSD nas sondagens, apontando o desgaste de seis anos de governação como principal razão.

Quanto à maioria absoluta pedida por António Costa, o comentador social-democrata fala em arrogância da parte do líder socialista.

Marques Mendes sublinha ainda que a campanha de Rui Rio, “simples, mas eficaz”, foi fundamental para a subida do PSD nas intenções de voto, ao mostrar união interna e aproveitando-se dos erros cometidos pelo adversário.

Contudo, Marques Mendes fala da imprevisibilidade dos resultados dado o grande número de indecisos, considerando estas eleições como as “mais incertas e imprevisíveis desde 2002”.

Na última semana de campanha, o comentador antecipa uma forte bipolarização entre os dois grandes partidos do arco da governação, com um apelo ao voto útil de ambos os lados; além disso, PS e PSD vão tentar evitar cometer erros que possam interferir nas intenções de voto.

Como ponto incontornável que é, Marques Mendes questiona os números da abstenção, que considera que poderia ser evitada se os partidos tivessem mudado a lei eleitoral para se avançar com dois dias consecutivos de votação.

Entre outros pontos, Marques Mendes pronunciou-se sobre a absolvição de Rui Moreira, que “ganhou” bem o processo, sem provar de ter cometido alguma ilegalidade. O comentador considera que o político teve um comportamento exemplar, não obstante dos prejuízos políticos para a sua imagem pública.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.