[weglot_switcher]

Stoltenberg vai manter-se como chefe da NATO por mais um ano face à guerra da Ucrânia

O atual mandato de Stoltenberg termina a 1 de outubro, e por essa altura deveria assumir o cargo de governador do banco central da Noruega.
24 Março 2022, 10h29

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, deverá prolongar o mandato enquanto chefe da aliança por mais um ano devido à guerra na Ucrânia.

O atual mandato de Stoltenberg termina a 1 de outubro, segundo a “Reuters” e por essa altura deveria assumir o cargo de governador do banco central da Noruega até ao final de 2022.

No mês passado, o governo norueguês nomeou a vice-presidente do banco central, Ida Wolden Bache, como governadora do Norges Bank durante nove meses, e estava previsto que Stoltenberg assumisse o cargo até ao final deste ano.

Stoltenberg é formado em economia e é ex-líder do Partido Trabalhista da Noruega. Foi primeiro-ministro norueguês entre 2000 e 2001 e de 2005 a 2013 antes de se tornar chefe da NATO no ano seguinte, tendo sido também ministro das Finanças e ministro da Energia.

A invasão da Ucrânia pela Rússia desencadeou a maior crise de refugiados da Europa desde a Segunda Guerra Mundial e levou os países ocidentais a repensar fundamentalmente as suas políticas de defesa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.