O Partido Social Democrata (PSD) exigiu esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna sobre os distúrbios no centro histórico de Guimarães na noite de terça-feira.
“Como explica o senhor ministro que não tenha sido possível antecipar estes eventos, tal-qualmente ao que tem sucedido em tantas outras situações análogas que têm lugar no nosso país?”, questionou o PSD numa pergunta dirigida ao ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Os sociais-democratas lembram que “na noite de ontem, em Guimarães, tiveram lugar atos de enorme violência, causados pela deslocação em massa de adeptos pelas ruas do centro da cidade”.
“Pode ler-se na imprensa de hoje que ‘vídeos publicados nas redes sociais dão conta de tochas e petardos arremessados para o espaço público e contra edifícios na Rua Alfredo Guimarães, entre a Praça da Oliveira e o Museu de Alberto Sampaio, ouvindo-se sons de vidros a partir. Em fotografias também publicadas é possível ver esplanadas danificadas, com dezenas de pessoas a fugirem destes locais públicos para escaparem aos adeptos croatas”, continuam.
Para o grupo parlamentar do PSD, o sucedido trata-se de um episódio que revela que a atuação das polícias “falhou”. “Há uma falta de previsão e de planeamento daquilo que podia acontecer, uma falta de articulação das polícias”, remata.
Na noite passada cafés foram vandalizados e a violência invadiu as ruas do centro histórico e Guimarães pelas mãos de adeptos croatas. Até ao momento, a Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou mais de 120 adeptos do clube de futebol croata Hadjuk Split.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com