[weglot_switcher]

Este é um dos poucos oligarcas russos que se atreve a criticar publicamente Vladimir Putin

“Estão todos com medo”, justificou Mints numa entrevista por email à “BBC”, acrescentando que “qualquer pessoa” que critique abertamente Putin “tem motivos para se preocupar com a segurança pessoal”.
11 Agosto 2022, 15h43

Desde a invasão da Ucrânia, poucos foram os oligarcas russos que se pronunciaram contra a agressão iniciada pelas forças militares do Kremlin em território ucraniano.

Boris Mints, que está ligado ao sector imobiliário russo e cofundador do Otkritie FC Bank, integra a reduzida lista de empresários que dirigiram críticas à atuação de Vladimir Putin no país vizinho.

“Estão todos com medo”, justificou Mints numa entrevista por email à “BBC”, acrescentando que “qualquer pessoa” que critique abertamente Putin “tem motivos para se preocupar com a segurança pessoal”.

O Kremlin tem sido acusado de se opor duramente aos críticos de Putin, havendo inclusive controlo sobre com o conteúdo dos canais noticiosos russos. Além disso, os protestos não autorizados também foram proibidos no país em 2014.

O oligarca de 64 anos, que construiu a sua riqueza através da empresa de investimento O1 Group, explicou que, na Rússia, a “forma habitual” de punir um empresário pela sua “intolerância” face ao regime passa por “abrir um processo criminal forjado contra o seu negócio”.

“Tais casos criminais afetarão não só os próprios proprietários de empresas, mas também a sua família e empregados”, continuou.

“Qualquer líder empresarial independente de [Putin] é visto como uma ameaça, uma vez que pode ser capaz de financiar oposição ou cultivar protestos – como tal, essas pessoas são vistas como inimigos de Putin e, portanto, como inimigos do Estado”, acrescentou.

Mints foi para o Reino Unido em 2015, “no contexto da crescente repressão da oposição política”, ano em que o opositor russo Boris Nemtsov foi morto a tiro.

Dois anos mais tarde, a antiga empresa de investimento O1 Group de Mints “viu-se num conflito aberto contra o Banco Central da Rússia”, deparando-se com vários procedimentos legais em jurisdições diferentes.

Mints juntou a sua voz à do magnata russo Oleg Tinkov, fundador do Banco Tinkoff e antigo dono da equipa de ciclismo Tinkoff-Saxo, contra a invasão da Ucrânia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.