O PSD mostrou preocupação pela situação verificada em Reguengos de Monsaraz através de comunicado divulgado este domingo, classificando de “inadmissível” aquilo que os social democratas consideram de “desvalorização dos acontecimentos” por parte da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
“Os últimos acontecimentos, especialmente os verificados na sequência da divulgação do relatório elaborado pela Comissão de Inquérito da Ordem dos Médicos, permitem identificar potenciais ilícitos criminais que motivaram já a abertura de um inquérito por parte do Ministério Público”, realça o comunicado do PSD.
Para o PSD, “o problema não está em saber se a ministra leu ou não leu o relatório de auditoria da Ordem dos Médicos. O que se deve perguntar é se Ana Mendes Godinho sabia ou não sabia do que se estava a passar no Lar de Reguengos de Monsaraz. Estamos em crer que sabia, pelo que importa apurar quais as medidas que terá tomado para resolver o problema entretanto criado. Se sabia e não tomou as medidas adequadas, estamos perante um caso evidente de incompetência e de insensibilidade perante a morte de 18 portugueses. Se não sabia ou ignorou deliberadamente a situação, então o caso afigura-se bem mais grave, colocando ao primeiro-ministro a responsabilidade de manter no Governo alguém que não está capacitada para o lugar”.
O Partido Social Democrata (PSD) vai chamar a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ao Parlamento “com carácter de urgência”, avança este sábado a “SIC Notícias”. Segundo a estação televisiva, os sociais-democratas irão entregar o requerimento na próxima segunda-feira.
Em causa estão as afirmações da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em entrevista ao jornal “Expresso”, onde apontou que não fazia sentido falar de casos concretos de surtos da Covid-19 em lares e sobre a situação ocorrida em Reguengos de Monsaraz, tem suscitado reações políticas. A governante admitiu ainda que ainda não leu o relatório da Ordem dos Médicos sobre o caso dessa estrutura residencial para idosos.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com