[weglot_switcher]

Startup portuguesa Adapttech assina acordo de distribuição para a América do Norte

A empresa do portefólio da Hovione Capital, ligada às tecnologias da saúde, fez uma parceria com a norte-americana Cascade e pode agora distribuir o seu dispositivo médico para próteses tanto nos Estados Unidos como no Canadá.
18 Agosto 2020, 08h05

A empresa do portefólio da Hovione Capital, ligada às tecnologias da saúde, fez uma parceria com a norte-americana Cascade e pode agora distribuir o seu dispositivo médico para próteses tanto nos Estados Unidos como no Canadá.

A startup de saúde Adapttech anunciou esta terça-feira que estabeleceu uma parceria estratégica com norte-americana Cascade – Orthotic & Prosthetic Supplier, distribuidora de órteses e dispositivos protésicos. A empresa do portefólio da Hovione Capital consegue, através deste acordo, distribuir o seu dispositivo inovador em toda a América do Norte (Estados Unidos e Canadá).

Trata-se do sistema “Insight”, que foi desenhado para melhorar a adaptação das próteses dos membros inferiores.  O dispositivo médico combina um scanner a três dimensões com sensores, tecnologia wearable e uma aplicação móvel que facilita o processo de ajuste à prótese, procurando facilitar o processo de reabilitação dos doentes.

Depois de vários estudos bem-sucedidos nos Estados Unidos, o sistema Insight está agora disponível em todo o mercado norte-americano, uma vez que a Cascade trabalha para o Canadá através da sua subsidiária OrtoPed. “Os médicos vão apreciar o facto de necessitarem de menos tempo para consultarem doentes com problemas de adaptação à prótese e os doentes vão passar menos tempo em visitas repetidas à clínica”, garante o CEO da Adapttech, Frederico Carpinteiro.

Há quatro anos, a Hovione Capital garantiu o capital inicial da Adapttech e, em 2018, a startup assegurou um investimento de 2 milhões de euros com a Hovione Capital e a gestora de ativos britânica. Neste momento, a sede da empresa criada em Portugal é o Reino Unido. Em comunicado, o CEO da sociedade de capital de risco da farmacêutica Hovione diz que a sua equipa trabalho desde o início com a Adapttech “para desenvolver e trazer esta tecnologia ao mercado, ajudando a proteger a sua propriedade intelectual e melhorando aspetos de engenharia”.

“É um exemplo extraordinário de como uma empresa de capital de risco especializada na área da saúde permitiu a uma startup portuguesa expandir-se para o Reino Unido e América do Norte, e lançar no mercado global um dispositivo médico inovador”, referiu Ricardo Perdigão Henriques.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.