“Se for confirmado, trata-se de comentários chocantes e vergonhosos da parte do Presidente dos Estados Unidos. Lamento, mas não há outra palavra do que ‘racistas’”, declarou o porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Rupert Colville, numa conferência de imprensa em Genebra.
Ao rejeitar na quinta-feira um acordo de imigração bipartidário, Trump questionou a razão por que os Estados Unidos aceitariam mais imigrantes do Haiti e de “países de merda” (“shithole countries”) em África em vez de países como a Noruega.
O jornal The Washington Post divulgou as declarações, citando fontes próximas, e o diário Los Angeles Times também corroborou a informação.
“Não é apenas uma questão de vulgaridade de linguagem”, assinalou Colville, observando não ser tolerável denegrir nações e continentes inteiros designando-os de “países de merda” e considerar que a sua “população, que não é branca, não é bem-vinda”.
Estas declarações mostram o “pior lado da humanidade, validando e encorajando o racismo e a xenofobia”, afirmou o porta-voz.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com