[weglot_switcher]

Bruxelas responde a Trump e anuncia tarifas de 2,8 mil milhões de euros

Com estas tarifas, a Comissão pretende reequilibrar a balança comercial bilateral com os EUA em 2,8 mil milhões de euros. As medidas proteccionistas impostas pela administração de Donald Trump causaram um desequilíbrio comercial de 6,4 mil milhões de euros em benefício dos americanos.
Alessandro Bianchi/Reuters
20 Junho 2018, 14h50

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira, dia 20 de junho, tarifas à importação de produtos provenientes dos Estados-Unidos da América (EUA) no valor de 2,8 mil milhões de euros, inseridas numa medida retaliatória contra as tarifas norte-americanas impostas sobre o aço e o alumínio europeus em maio.

Em comunicado, a Comissão anunciou um aumento das tarifas aduaneiras entre os 10% e os 50% para os produtos norte-americanos visados, entre os quais se destacam jeans, diversos produtos de tabaco, whisky e bourbon, produtos metalúrgicos e vários tipos outros produtos alimentares.

No comunicado, Cecilia Malmström, comissária europeia para o comércio internacional, alegou que as medidas retaliatórias da Comissão serão retiradas no caso de os EUA retirarem as tarifas impostas ao aço e alumino europeus.

A comissária justificou que “a decisão unilateral e injustificada dos EUA em impor tarifas sobre o aço e alumínio significa que não tivemos escolha. As regras de comércio internacional que temos desenvolvido ao longo dos anos com os nossos parceiros americanos não podem ser violadas sem uma reação da nossa parte”.

Com estas tarifas, a Comissão pretende reequilibrar a balança comercial bilateral com os EUA em 2.8 mil milhões de euros. As medidas proteccionistas impostas pela administração de Donald Trump causaram um desequilíbrio comercial de 6.4 mil milhões de euros em benefício dos americanos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.