[weglot_switcher]

Dourogás fecha compra de produção nacional da Fusion Fuel (com áudio)

As 40 toneladas de hidrogénio verde que resultarão da fábrica da Fusion Fuel em Évora serão aplicados nos segmentos doméstico, industrial e rodoviário da Dourogás, que fala num acordo importante para continuar a missão da empresa em Portugal.
30 Janeiro 2023, 12h07

A Dourogás anunciou ter chegado a acordo com a Fusion Fuel para a compra da produção de hidrogénio verde desta segunda, ou seja, 40 toneladas anuais. A Floene, antiga Galp Gás Natural Distribuição, ficará encarregue de construir a infraestrutura para operacionalizar este fornecimento.

Segundo informam as empresas em comunicado desta segunda-feira, esta é a primeira oportunidade para a Fusion Fuel entrar no mercado de gás natural português, onde espera poder misturar hidrogénio verde numa rede dominada pelo gás natural, ajudando assim a promover os objetivos de descarbonização do Governo.

O projeto deverá ter em Évora o seu centro de operações, numa fábrica que deverá estar concluída este ano e representar 40 toneladas deste gás para o mercado nacional. A Dourogás poderá utilizar hidrogénio verde nos segmentos doméstico, industrial e rodoviário, acrescenta o comunicado.

Pedro Caçorino Dias, líder da Fusion Fuel Portugal, fala num “marco crítico para o desenvolvimento da economia do hidrogénio verde em Portugal”, ao permitir o avanço da agenda climática para as próximas décadas, que envolve a transição para um modelo neutro em emissões de gases com efeito estufa.

“Com a sua extensa rede de serviços e ênfase na sustentabilidade e inovação na energia, a Dourogás é o parceiro ideal nesta aventura. Esperamos continuar a cultivar a nossa parceria com a Dourogás e explorar mais oportunidades de colaboração, sobretudo na área da mobilidade a hidrogénio”, perspetivou.

Já o diretor executivo da Dourogás, Nuno Moreira, sublinha a importância do acordo para a missão de “fornecer energia limpa” ao mercado nacional pela empresa líder no segmento do gás natural para veículos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.