[weglot_switcher]

Bruxelas discute décimo pacote de sanções contra a Rússia no valor de 11 mil milhões

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que é preciso “manter a pressão”, avançando com mais sanções contra a Rússia, mas também contra o Irão por ter apoiado as forças russas na invasão à Ucrânia.
15 Fevereiro 2023, 10h04

Os 27 Estados-membros da União Europeia estão reunidos esta quarta-feira em Bruxelas para discutir o 10.º pacote de sanções contra a Rússia, com um impacto estimado de 11 mil milhões de euros.

“Estamos a enfraquecer a capacidade da Rússia de manter a máquina de guerra. Adotámos nove pacotes de sanções. A economia russa está a abrandar”, disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, citada pela “Reuters”. “Precisamos de manter a pressão”, salientou antes de iniciar a discussão à porta fechada com os países europeus.

“Estamos a falar de cerca de 11 mil milhões de euros”, detalhou, notando que em cima da mesa estão “restrições à exportação de componentes eletrónicas usadas pelos sistemas armados russos, como drones, mísseis e helicópteros”. Este pacote de sanções também poderá afetar o Irão por ter apoiado a Rússia.

“Há centenas de drones fabricados no Irão, usados pela Rússia na Ucrânia. Estes drones iranianos matam civis ucranianos. Por isso, pela primeira vez, estamos também a sugerir sanções contra entidades iranianas, incluindo aquelas ligadas à Guarda Revolucionária do Irão”.

A Comissão Europeia propôs igualmente aos países da UE retirar mais quatro bancos russos do sistema SWIFT, referiram à “Reuters” duas fontes próximas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.