A rede social Tik Tok anunciou que pretende abrir dois novos data centers na Europa, segundo avança a “Reuters”. Esta estratégia pode ajudar a atenuar algumas das preocupações existentes sobre a segurança dos dados dos utilizadores e aliviar a pressão regulatória sobre a empresa.
Rich Waterworth, gerente geral de operações para a Europa do Tik Tok, avançou esta sexta-feira com a notícia de expansão, afirmando que a empresa está já a “finalizar o plano para a construção de um segundo data center na Irlanda” e que já estão em negociações para “estabelecer um terceiro data center na Europa”. O gerente ainda informou que os dados dos utilizadores europeus vão começar a ser transferidos para estes data centers ainda este ano, mas que o processo vai continuar até 2024.
Nos últimos tempos, o Tik Tok tem procurado garantir aos governos e reguladores que os dados dos utilizadores estão seguros e que não são acedidos, nem manipulados pelo Partido Comunista da China ou qualquer outra pessoa.
Segundo dados divulgados pela empresa, a plataforma conta com uma média de 125 milhões de utilizadores mensais na União Europeia (UE), que utilizam a rede social em conformidade com o regulamento para Serviços Digitais (DSA), imposto pela UE. O DSA pretende reforçar o mercado único de serviços digitais e criar um espaço mais seguro para os utilizadores, pretende ainda estabelecer condições concorrenciais que garantam uma maior equidade entre as empresas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com