[weglot_switcher]

🔴Eleições EUA minuto a minuto: Republicanos viram lugar no Senado

Com as urnas já fechadas em vários estados do Leste do país, ambos os candidatos começam a assegurar votos no Colégio Eleitoral, segundo as eleições à boca das urnas.
5 Novembro 2024, 16h40
Em direto

Fecham as urnas no Michigan, Arizona e Wisconsin

Às 21h00 da costa leste dos EUA (2h00 da manhã em Lisboa), mais uma série de estados fecharam as urnas, com destaque para o Texas, com 40 delegados, a cair para Trump – como esperado. Também a Dakota do Sul, o Nebraska e o Wyoming devem dar os seus votos no Colégio Eleitoral ao antigo presidente, segundo a CNN, enquanto Kamala Harris deve levar Nova Iorque. A contagem preliminar do ‘New York Times’ aponta para 178 votos no Colégio Eleitoral para Trump contra 99 para Harris.

Os estados chave do Michigan, Arizona e Wisconsin também fecharam as urnas às 2h00 de Lisboa.

Republicanos viram lugar no Senado pela Virgínia Ocidental

Nas corridas para a câmara alta do Congresso, o Senado, uma das posições mais determinantes para a frágil maioria democrata caiu para o Partido Republicano, como esperado. O lugar deixado em aberto por Joe Manchin, o senador independente (anteriormente democrata) mais à direita no suporte típico à maioria democrata, será ocupado pelo candidato republicano Jim Justice, uma sondagem avançada pela Associated Press. Pelo menos temporariamente, os democratas perdem a maioria no Senado com esta viragem.

Começam a ser declaradas as primeiras vitórias estaduais

Com as urnas já fechadas em vários estados, ambos os candidatos já asseguraram as primeiras vitórias ao nível estadual, segundo as projeções à boca das urnas. Segundo o ‘New York Times’, a vice-presidente Kamala Harris deve vencer no Vermont, Massachusetts, Connecticut, Rhode Island e Maryland, tudo estados do Nordeste do país, uma das regiões mais fortes para o Partido Democrata; já o antigo presidente Donald Trump arrecadará o Kentucky, Indiana, Virgínia Ocidental, Alabama, Tennessee, Mississippi, Carolina do Sul, Oklahoma e Florida.

Confirmando-se estas vitórias previsíveis, Harris garante 35 votos no Colégio Eleitoral e Trump chega a 95.

Paragem obrigatória na Pensilvânia
O último dia da campanha eleitoral ficou marcado por uma atenção especial à Pensilvânia, tanto de Kamala Harris como de Donald Trump. Na véspera da abertura das urnas, ambos apelaram ao voto como a arma mais decisiva para derrotar o adversário.

Leia a análise do Jornal Económico.

O que defende Kamala Harris, candidata democrata?

A candidata democrata, Kamala Harris, promete reduzir preços com proposta controversa e restabelecer direito ao aborto, derrubado com ajuda de Donald Trump.

Leia aqui os pontos essenciais para Harris.

O que defende Donald Trump, candidato republicano?
O republicano Donald Trump promete acabar com Guerra da Ucrânia em 24 horas e diz que vai encetar o ‘maior esforço de deportação da história americana’.
Urnas abrem nos Estados Unidos

As urnas já abriram nos Estados Unidos e alguns norte-americanos já se deslocaram aos centros de votos.

Os cidadãos dos EUA estão prontos a escolher o presidente para os próximos quatro anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.