[weglot_switcher]

10 mil empresas desvalorizaram 9,3 biliões de euros em três semanas

A guerra das tarifas provocou nas bolsas um terramoto como não se via há vários anos. Neste contexto, em apenas três semanas, as 10 mil empresas mais valiosas do mundo descapitalizaram 9,3 biliões de euros entre 17 de março e 8 de abril, de acordo com uma análise da BestBrokers.
New York Stock Exchange
10 Abril 2025, 14h39

As 10 mil empresas com maior cotação de mercado em todo o mundo perderam valores combinados na ordem de 10,3 biliões de dólares (9,3 biliões de euros, à taxa de câmbio atual), entre 17 de março e 8 de abril.

A conclusão é de um estudo da plataforma BestBrokers, que se especializa em ajudar os investidores a tomarem as melhores decisões disponíveis no mercado. A maioria das perdas foi registada nos EUA, já que as empresas em causa caíram 5,36 biliões de dólares em bolsa. Seguiram-se as descidas registadas na China (923,6 mil milhões), Japão (434 mil milhões), Alemanha (289 mil milhões) e Taiwan (267,7 mil milhões).

Em causa está a enorme volatilidade registada sobretudo em função da guerra comercial. As tarifas lançadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, a par das contra-tarifas que surgiram por parte de outros países, levantam ameaças muito significativas à economia global, que deixaram os mercados de todo o mundo em forte desvalorização.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.