[weglot_switcher]

18 anos de Musicbox: agora é soprar as velas e dançar

Incontáveis noites de clubbing e concertos mil depois, eis que o Musicbox celebra 18 anos com quatro dias de música, de 4 a 8 de dezembro, naquele que é há muito um espaço icónico de Lisboa.
15 Novembro 2024, 19h42

Um dos mais icónicos clubes da vida cultural lisboeta prepara uma festa para assinalar o seu 18.º aniversário. Falamos do Musicbox Lisboa e dos cinco dias, ou melhor, noites, em que o clubbing é quem mais ordena.

De 4 a 8 de dezembro, haverá concertos todos os dias a partir das 21h00 sob o mote “encontros”, que se prolongam noite dentro assim que soar a meia-noite. Está dado o alerta aos fãs da música ao vivo – e não só – para celebrar a programação especialmente pensada para a ocasião pela CTL – Cultural Trend Lisboa, empresa que se dedica à “gestão e produção de conteúdos culturais autossustentáveis, independentes e multidisciplinares”.

A escolha do mote “encontros” não é inocente, antes reflete a partilha em palco entre várias gerações, sonoridades e realidades. B Fachada toca com Romeu Bairos; o coletivo cabo-verdiano Fidju Kitxora convida Elida Almeida, Suzana e Mynda Guevara para o palco; os Dealema com Azia; Black Bombaim com Pedro Alves Sousa; e, por último, o Conjunto Cuca Monga, que se volta a encontrar em palco, não sem antes reunir Jasmim, A Sul e Gorjão.

Mas há mais, pois a entrada na maioridade tem de ser celebrada em grande. Para isso, foram convocadas entidades importantes para a música independente nacional e fez-se uma curadoria de DJ sets que envolvem colaborações. Exemplos? Filho Único ‘meets’ DJ Fantasia, há também um DJ set da Tabanka Records com Mama Demba, e ‘last but not the least, o DJ set de Hip Hop Sou Eu e o DJ set de Lovers & Lollypops.

Nas noites de 5, 6, 7 e 8 de dezembro, a partir da meia-noite, a magia do clubbing faz-se ao som de Xavbeatz, Soundpreta, Mike Stellar, King Kami, João Gomes, Lady G Brown e A Missa do Papi.

Como tudo começou na famosa rua cor de rosa

Inaugurado em 2006, “assume-se como um híbrido entre a sala de espetáculos e um espaço de dança”. No site do Musicbox, lê-se uma frase que sintetiza o conceito do espaço que ocupa o nº. 24 da Rua Nova do Carvalho, ao Cais do Sodré, em Lisboa.

É neste armazém do século XIX, cujas paredes e teto originais, em pedra, ajudam a conferir uma identidade muito própria, que nos últimos 18 anos tem passado a ‘beautiful people’ da cena musical. De portas abertas a todos, desde nomes emergentes a consagrados  ou em vias de o ser, a verdade é que o Musicbox tem sido o epicentro do que de melhor se vai fazendo na música, nacional ou internacional.

É no espaço outrora ocupado pelo Texas Bar que o Musicbox tem cativado públicos diversos e dinamizado a música ao vivo. O primeiro concerto ainda está na memória de muitos: 1-Uik Project de Lil’ John e Kalaf fizeram vibrar esta caixa de música que, 18 anos depois, continua a pautar a sua agenda pelo ecletismo musical, que a confirma, indubitavelmente, como uma das mais aclamadas salas de espetáculos da capital.

Os bilhetes para se juntar à festa dos 18 anos do Musicbox estão disponíveis aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.