Decorria o ano de 1993 quando a CHEP, empresa de soluções logísticas para cadeias de abastecimento, abriu as portas do seu escritório em Portugal com o objetivo de reformar as políticas de sustentabilidade, criando cadeias de abastecimento mais eficientes e sustentáveis nas operações logísticas de inúmeras empresas, sobretudo do setor dos produtos de grande consumo. Utilizando um modelo de pooling pioneiro no país, a CHEP colocou à disposição de várias organizações um sistema de partilha e reutilização de paletes, capaz de transportar e armazenar uma vasta gama de produtos em Portugal e no estrangeiro de forma circular e intrinsecamente sustentável.
Trinta anos após o início da sua atividade em território nacional, a CHEP conta agora com 11 Centros de Serviço, estrategicamente localizados para reduzir distâncias e quilómetros em vazio e aumentar a agilidade logística dos parceiros com quem trabalha. As paletes azuis são já reconhecidas pelos seus 650 clientes portugueses como provenientes de um modelo logístico que acrescenta inúmeros benefícios.
Para além da eficiência no investimento financeiro dos seus clientes, é importante destacar a materialização de práticas sustentáveis permitidas por este tipo de sistema, que reduz significativamente a utilização de recursos e resíduos, ao mesmo tempo que permite a implementação de um modelo de economia circular, que potencia melhorias na recolha e redistribuição e a otimização do fluxo de produtos nas cadeias de abastecimento.
Neste circuito, as paletes CHEP cumprem diferentes objetivos, desde o transporte, ao armazenamento ou mesmo à exposição do produto na loja. É, portanto, uma empresa que oferece soluções de cadeia de abastecimento para reduzir custos, aumentar a eficiência e proteger todo o stock dos seus clientes.
Em termos de sustentabilidade, para além de ajudar a reduzir o desperdício e os recursos naturais das empresas com quem trabalha, através da utilização das suas paletes reutilizáveis, a CHEP implementa práticas adicionais como a otimização do transporte para reduzir as emissões de carbono ou o incentivo à colaboração entre os intervenientes na cadeia de abastecimento para partilhar paletes, quilómetros, dados e informações de modo a sincronizar melhor os fluxos de abastecimento, reduzindo os custos e melhorando a visibilidade e a rastreabilidade dos ativos.
A sustentabilidade faz assim parte do ADN da CHEP desde as suas origens, mas é também um elemento chave na sua estratégia de negócio, que se manifesta nas propostas de objetivos arrojados e na implementação de medidas para atingir esses mesmos objetivos. Neste momento, a marca pretende atingir alguns marcos relevantes até 2025, que visam ser pioneiros em cadeias de abastecimento regenerativas. Por outras palavras, evoluir da redução do impacto negativo para a criação de um impacto positivo no planeta e na sociedade, criando mais valor do que aquele que retiram. Esta estratégia ambiciosa está definida em três pilares: Planeta Positivo, Negócio Positivo e Comunidades Positivas, onde se aplica a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Por outro lado, a oferta de paletes standard da CHEP agiliza as operações dos seus clientes noutros países, simplificando a gestão da cadeia de abastecimento a nível global.
Para além destes serviços, a CHEP é também reconhecida pelas suas soluções personalizadas que se adaptam às necessidades específicas de cada cliente – o que pode incluir o desenvolvimento de paletes ou contentores especiais para setores específicos, como o dos alimentos frescos ou o farmacêutico.
Em suma, há 30 anos, a CHEP Portugal trouxe um novo paradigma para as cadeias de abastecimento do país, permitindo hoje a existência de um modelo de pooling de paletes, sustentabilidade ambiental, colaboração e soluções inteligentes adaptadas. Estas inovações tiveram um impacto positivo nas empresas em Portugal, proporcionando eficiência operacional, redução de custos e uma abordagem mais sustentável à gestão da cadeia de abastecimento.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a CHEP Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com