[weglot_switcher]
1289800
Em Foco

Euro e moedas suíça e japonesa afirmam-se como ‘pontos de fuga’ do dólar devido a guerra comercial

É referido, por parte dos analistas consultados pelo Jornal Económico (JE), que, face ao contexto atual, o euro pode continuar a valorizar em relação ao dólar. O ouro e as moedas suíça e japonesa têm capitalizado perante queda do dólar, derivada da política comercial dos Estados Unidos. Um dos analistas diz mesmo que os défices norte-americanos têm vindo a “minar gradualmente” a confiança no dólar como moeda de reserva global.

Atualidade

Ouro nos 4 mil dólares? Analista prevê disparo até 2026

Riscos de recessão mundial e instabilidade provocada por Donald Trump vão alimentar a procura global por ouro.

Trump promete tarifas aos chips semicondutores importados

O presidente norte-americano fez saber que tem na manga novas tarifas aos chips semicondutores. Em causa está a intenção de que a produção aumente em solo norte-americano.

Exportações chinesas crescem o triplo do esperado em março, antes de efeitos das tarifas

As tarifas acima de 100% entre as duas maiores economias do mundo arriscam matar o comércio bilateral EUA-China, mas os importadores norte-americanos anteciparam encomendas em março face à elevada probabilidade deste cenário, impulsionando o crescimento das exportações chinesas acima de 10%.

Fidelidade e Faculdade de Ciências criam laboratório com desafios do futuro e da longevidade na mira

DataLab powered by Fidelidade ficará instalado no Edifício C6 da Faculdade de Ciências em Lisboa e vai ajudar a seguradora em novas áreas do conhecimento, como alterações climáticas e sustentabilidade, revela ao JE Pedro Almeida, subdiretor de Comunicação e Relações Externas da Faculdade.

Governo de ‘cara lavada’ toma posse na Madeira

O executivo apresentado por Albuquerque ao Representante da República, Ireneu Barreto, a 28 de março, na sequência das eleições regionais de 23 de março, é constituído por oito secretarias regionais (mais uma face ao atual). Tem seis novas caras e manteve dois secretários regionais que pertenciam ao anterior elenco.

China: Xi Jinping em viagem para alargar influência no sudeste asiático

Xi Jinping inicia uma viagem a três países – Vietname, Camboja e Malásia. Em Hanói, os dois países assinaram 45 acordos, num contexto de forte perturbação do comércio mundial.

Startup World Cup chega a Portugal em Setembro de 2025. Vencedor recebe um milhão de dólares

Durante os dois dias de evento, 10 e 11 de setembro, empresas inovadoras de alto potencial e negócios emergentes irão reunir-se no Unicorn Factory, em Lisboa, para participar na primeira edição da Startup World Cup em Portugal, a etapa regional portuguesa da maior competição global de startups.

Família Amorim é a mais rica de Portugal e a única portuguesa na lista global da Forbes

Do seu portefólio de investimentos fazem parte o grupo Galp, a Corticeira Amorim, Amorim Luxury, Banco Luso-Brasileiro, herdades e imobiliário.

Banco de Moçambique preocupado com entidades que captam depósitos ilegalmente

“O Banco de Moçambique tem acompanhado, com preocupação, o aumento de entidades que, sem estarem licenciadas para o efeito, dedicam-se à realização de atividades reservadas às instituições de crédito”, lê-se num aviso do banco central, a que a Lusa teve hoje acesso.

Mercados

Bolsas europeias ganham mais de 2% antes dos holofotes se virarem para o luxo

As principais praças beneficiaram do sentimento positivo que se viveu em todos os setores, mas de forma mais intensa na banca. Segue-se a reação dos investidores às contas da Louis Vuitton.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

O Governo Regional da Madeira, liderado por Miguel Albuquerque toma posse esta terça-feira, pelas 16h00, depois do Partido Social Democrata (PSD) ter vencido as eleições legislativas regionais de 23 de março, com a eleição de 23 deputados, falhando por um a maioria absoluta.

Opinião

A proposta inteligente das “Tarifas Zero – UE/EUA”

Estou certo de que caminharemos aceleradamente para uma recessão económica, uma estagflação, uma desvalorização do dólar e para um natural aumento progressivo das taxas de juro.

A nova encruzilhada estratégica global

A verdadeira mudança não está apenas na ascensão da China. Está na transformação do próprio caráter norte-americano. E o mundo — Europa incluída — precisa ajustar seus olhos e sua bússola.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.