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A Inteligência Artificial e o setor público

Políticas abrangentes relacionadas com os dados das organizações públicas estão a desbloquear avanços incríveis no setor.
30 Outubro 2020, 08h25

A Inteligência Artificial (IA) é sem dúvida a grande aposta desta era, no entanto é importante entender a forma complexa da receita de sucesso para o setor público.

Muitas vezes enquadrada como a força motriz da transformação digital das organizações, e até, algumas vezes, vista como a resposta para os grandes e complexos problemas que assombram a nossa sociedade, desde problemas da ecologia, saúde pública e justiça social, as possibilidades da IA são imensas.

É notório como os diferentes organismos públicos por toda a Europa veem a IA como uma das principais prioridades na transformação digital, sendo que a grande maioria já começou a adotá-la em pelo menos um caso de uso. Contudo, ainda muito poucos governos reconhecem que estão já numa fase de adoção massiva deste tipo de tecnologias, colocando o setor ainda numa fase inicial desta transformação.

O estudo “Inteligência Artificial no Setor Público”, ao conseguir aliar a perspetiva global europeia à portuguesa, traz uma visão muito clara do posicionamento da IA no setor público e das diferentes apostas que estão a ser feitas nesta área. Desde bots inteligentes nos serviços públicos, processamento de linguagem natural para assistir profissionais de saúde, a IA para apoiar tribunais.

Com estes exemplos reais conseguimos entender que o país está a fazer avanços importantes na adoção deste tipo de tecnologias no sector público e que quando comparados com o resto da Europa, Portugal está bem classificado na habilidade de executar, apesar de conseguirmos ver que ainda estamos muito no início do percurso de nos equiparmos de forma mais completa deste tipo de ferramentas.

Neste relatório, é claro o crescente investimento em IA tanto do ponto de vista tecnológico, como da forma mais consciente com que reconhecemos a importância dos dados e de os tornar disponíveis de forma segura e com confiança. Políticas abrangentes relacionadas com os dados das organizações públicas estão a desbloquear avanços incríveis no setor. É ainda de realçar a importância dada ao enriquecimento de talento na área de IA e o nosso posicionamento positivo em relação à média europeia neste campo de IA.

Em resumo, conseguimos ter uma visão muito completa de como está a ser criado valor e impacto usando IA para transformar o sector público tanto em Portugal como no resto da Europa, e que, sem dúvida,  irá contribuir positivamente  alimentando mais diálogos de pequenas e médias empresas,  administradores e diretores do sector público que estejam a iniciar atividade nos futuros sistemas e transformações deste sector, capturando assim muito mais valor e capitalizando a IA ao serviço da população.

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