[weglot_switcher]
1331513
Em Foco

Ouro continua a bater recordes e a culpa é de Trump

A versão Trump 2.0 está a provocar uma corrida ao ouro, com o aumento da tensão comercial global e da geopolítica.

Atualidade

França alerta hospitais para “potencial grande envolvimento militar” na Europa em 2026

Uma nota do Ministério da Saúde francês, datada de 18 de julho de 2025, alertava que entre 10 mil e 50 mil soldados poderiam ser esperados nos hospitais franceses num período de 10 a 180 dias.

União Europeia deverá atingir em 2025 novo recorde para gastos com armamento

De acordo com os últimos dados publicados por esta agência da UE especializada em questões de defesa, os gastos com armamento atingiram 343 mil milhões de euros no ano passado, mais 19% do que em 2023 e representando 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do bloco europeu.

Governo arranca hoje com discussões para o OE2026

Montenegro recusa negociar o OE2026 com “ultimatos ou linhas vermelhas”, numa altura em que a lei laboral é uma pedra no sapato do PS, que o Chega, o primeiro partido a reunir, quer suavizar. Ventura desafia o Executivo da AD com uma proposta conjunta para aprovar o documento sem necessidade do voto dos socialistas.

Juros da dívida inglesa disparam para máximos de 27 anos

Preocupações com o orçamento britânico estão a levar os investidores a vender as suas obrigações de longo prazo.

Governo descongela propinas a partir de 2026/2027 e valor máximo passa para 710 euros

Esta decisão foi revelada pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre, durante a apresentação do relatório final sobre a avaliação do sistema de ação social no ensino superior, que teve lugar no Teatro Thalia, em Lisboa.

Jovens terão de optar entre IRS Jovem ou devolução das propinas, mas pedidos efetuados terão reembolso

O Governo está a estudar o fim da medida, mas até ao final da próxima semana, jovens licenciados receberão o reembolso do valor das propinas em três parcelas de 697 euros, enquanto os jovens mestres receberão o reembolso em duas parcelas de 1500 euros. Devolução de propinas aplica-se apenas a candidaturas ao prémio de valorização das qualificações efetuadas em 2024

Frente Sindical exige aumento salarial de 6,4% na função pública em 2026

“A Frente Sindical considera que é importante e necessária a revisão do acordo plurianual 2025-2028, propondo uma atualização salarial de 6,4%, que abranja todos os trabalhadores”, isto é, “não só para o início da carreira, mas para toda a carreira”, afirmou a presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Helena Rodrigues, em conferência de imprensa, em Lisboa.

Putin diz a Xi que relações Rússia-China estão em “nível sem precedentes”

“A nossa comunicação próxima reflete a natureza estratégica dos laços russo-chineses, que se encontram atualmente num nível sem precedentes”, disse Putin, segundo declarações divulgadas no início de um encontro entre os dois chefes de Estado, em Pequim.

Após sete anos de ausência, Deutsche Bank entra no Euro Stoxx 50

Também se juntam ao índice a Siemens Energy e a Argenx, a partir de 22 de setembro. De saída estão as Nokia, Stellantis e Pernod Ricard. O BBVA e a Rheinmetall serão adicionadas ao Índice Stoxx Europe 50, enquanto a BASF e a Mercedes-Benz serão excluídos.

Preços das casas em Portugal aumentam 8,4% no espaço de um ano

Os dados do relatório anual de preços de venda do idealista revelam que 18 capitais de distrito registaram aumentos, destacando-se Beja, com uma impressionante subida de 33%, seguida por Santarém (29,6%) e Guarda (20%).

Casa Branca já tem Plano B para evitar chumbo de tarifas

Casa Branca já se prepara para levar o caso ao Supremo Tribunal, que conta com uma maioria de juízes conservadores.

Portugal prepara-se para definir as condições de venda da TAP esta semana

A notícia é avançada pela Bloomberg que revela que o Governo deve discutir os termos não negociáveis ​​numa reunião na quinta-feira, que cita pessoas familiarizadas com o processo.

Lula espera que “seja feita justiça” com respeito pela “presunção de inocência” de Bolsonaro

O chefe de Estado brasileiro disse ainda que o julgamento, que se iniciou ontem, não é direcionado a “ninguém pessoalmente”, mas sim “em função dos autos do processo”. Jair Bolsonaro e outros sete outros arguidos são julgados por por crimes contra a democracia.

Contas públicas de Moçambique com défice de 555,2 milhões de euros no primeiro semestre

De acordo com informação da execução orçamental de janeiro a junho, o Estado cobrou receitas totais de 171.801 milhões de meticais (2.291 milhões de euros), equivalente a 44,5% da previsão anual, e realizou despesas de 213.432 milhões de meticais (2.846 milhões de euros), correspondente a 41,6% do orçamentado.

Mercados

Preocupação com o cenário político europeu penaliza mercado de dívida e de ações

O ouro, um ativo considerado um porto seguro em tempos de crise, atingiu 3.501,59 dólares (2.993,18 euros) por onça (equivalente a 31,1 gramas), superando o recorde anterior de 3.500,1 dólares (2.992,22 euros) estabelecido em meados de abril, na altura impulsionado pela incerteza em torno da política comercial dos EUA.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

O Banco de Portugal reservou, para o dia de hoje, a divulgação de novos dados sobre o crédito habitação.

Opinião

Portugal discute incêndios, mas arde em evasão fiscal

Como se combate a corrupção sem falar na AT? A corrupção está ligada à fuga aos impostos pois, para ela existir, tem de existir dinheiro fora do circuito, facto que também não faz parte do discurso político em Portugal.

Uma oportunidade perdida?

Até ver, aquilo que está a ser propagandisticamente anunciado como uma “Reforma do Estado” é apenas uma reorganização administrativa.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.