[weglot_switcher]

Ações da Cofina valorizam mais de 14%

A empresa de Paulo Fernandes viu levantada a suspensão das ações esta segunda-feira.
19 Agosto 2019, 12h49

As ações do Grupo Cofina encontram-se a valorizar 14,61%, para 0,45 euros a meio da sessão desta segunda-feira, dia em que a empresa voltou às negociações na bolsa de Lisboa.

Na passada quarta-feira, 14 de agosto, o jornal “Expresso adiantou que Paulo Fernandes, o dono da Cofina, decidiu entrar em negociações exclusivas para a compra da TVI. que pertence ao grupo da Media Capital, que pertence à espanhola Prisa.

Nesse mesmo dia a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu suspender as ações da Cofina e da Media Capital. Na quinta-feira, dia 15 de agosto foi a própria Prisa a enviar um comunicado à CMVM a confirmar as negociações “em regime de exclusividade” com a Cofina para uma “potencial venda” da sua participação acionista da Media Capital.

Contudo, as ações continuaram suspensas até sexta-feira, dia 16 de agosto, quando a Cofina voltou a emitir um comunicado em que refere que “na sequência do comunicado ao mercado efetuado no dia 14 de agosto, e em resposta a uma solicitação de informação complementar dirigida pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários”, a Cofina esclarece que com a Prisa “encontram-se atualmente a negociar, em regime de exclusividade que vigora durante um período de 30 dias, que pode ser prorrogado por vontade das partes, os termos e condições de uma potencial aquisição, pela Cofina, da participação da Prisa na Grupo Media Capital SGPS”.

Após este comunicado a CMVM decidiu levantar a  suspensão das ações do Grupo Media Capital, SGPS e das ações da Cofina – SGPS na sequência da divulgação de informação relevante. Informação relevante essa que diz respeito ao comunicado que confirma a existência de negociações exclusivas do Grupo Prisa (dono da Media Capital que por sua vez detém a TVI) durante 30 dias com a Cofina de Paulo Fernandes para a venda de 94,69% da Media Capital, o que implicará necessariamente o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA).

Sobre os moldes do negócio, a Cofina “prevê adquirir à Prisa a totalidade do capital social na Vertix, SGPS, S.A. (“Vertix”), sociedade comercial através do qual a Prisa detém ações representativas de 94,69% do capital social e dos direitos de voto da Media Capital, ao invés de proceder diretamente à aquisição da participação na Media Capital”.

De resto a Cofina indica que, neste contexto, está a rever documentação para “concretizar definitivamente o objeto do negócio e, correspondentemente, a respetiva avaliação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.