A Adidas, empresa de ténis, estima perder até um máximo de 700 milhões de euros este ano caso não consiga vender o portefólio da linha Yeezy, uma parceria com o polémico rapper Kanye West, revela a “BBC”.
Depois de terminar a parceria com Ye (o novo nome de Kanye West e pelo qual este exige ser tratado) em outubro de 2022, alegando comportamentos ofensivos, a Adidas ficou com algum stock pendente das coleções.
A Adidas aponta que ainda está a analisar se vai descartar toda a coleção da Yeezy e perder até 500 milhões de euros de lucros, um valor ao qual acrescem 200 milhões de euros. A marca antecipa que a decisão final possa reduzir a receita em 1,2 mil milhões de euros.
Os resultados preliminares da empresa mostram que as vendas do ano passado aumentaram 1% mas o lucro operacional terá caído para 669 milhões de euros, face aos dois mil milhões registados em 2022. O novo CEO da empresa espera que a Adidas regresse a atingir lucro em 2024.
“Os números falam por eles próprios. Atualmente não estamos a funcionar como deveríamos”, apontou Bjørn Gulden.
No entanto, não foi apenas a suspensão da venda dos artigos Yeezy que levaram a perdas operacionais. O fecho das lojas na Rússia e da suspensão de vendas online, em março de 2022, terão prejudicado as contas de final do ano, bem como os fracos negócios na China com as medidas Covid-zero.
Numa rápida pesquisa pela Adidas Portugal, é possível observar que os artigos da Yeezy estão em promoção, com preços abaixo dos 100 euros. Contudo, os preços anteriores mostram preços superiores a 100 e 200 euros. Por sua vez, nos sites de revenda, alguns artigos encontram-se a preços superiores, dado que estes artigos esgotavam rapidamente quando eram colocados à venda.
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