Até setembro de 2024, o financiamento das administrações públicas foi de -2,5 mil milhões de euros, valor que compara com -10,9 mil milhões de euros registados em igual período de 2023, revela hoje o Banco de Portugal na sua informação estatística. Isto significa que as administrações públicas financiaram outros setores da economia em 2.500 milhões de euros até setembro, abaixo do valor de 10.900 milhões de euros do período homólogo de 2023.
Segundo o banco central, nos primeiros nove meses do ano, o exterior financiou as administrações públicas em 3.900 milhões de euros, sobretudo em títulos de dívida. Em contrapartida, as administrações públicas financiaram os bancos em 5,4 mil milhões de euros, principalmente pelo aumento de depósitos, e os outros setores residentes em 1,0 mil milhões de euros, sobretudo através do desinvestimento em certificados do Tesouro pelas famílias.
Se olharmos para a análise por instrumento, vemos que o financiamento através de emissões líquidas de títulos correspondeu a 6,3 mil milhões e que o financiamento por intermédio de empréstimos, deduzidos de depósitos, totalizou -8,8 mil milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com