Célia Costa tomou, esta segunda-feira, posse como administradora do Politécnico de Setúbal(IPS), tendo assumido o compromisso de assentar o mandato nos pilares do “rigor, transparência e proximidade”.
Lembrando os muitos desafios que se colocam na atualidade ao Ensino Superior, dos tecnológicos aos relacionados com a inclusão, sustentabilidade ou empregabilidade, a nova titular do cargo sublinhou o “papel fundamental da Educação como alicerce da cidadania e da democracia”.
“A nossa missão vai muito além da formação académica e profissional, passa por formar cidadãos informados, críticos e comprometidos com os valores democráticos. Num mundo onde a desinformação prolifera, onde o individualismo ameaça corroer os laços sociais, o Ensino Superior deve afirmar-se como um espaço de liberdade e de debate plural, cabendo a nós, dirigentes, criar condições para que esse ambiente floresça”, afirmou.
Setubalense, Célia Costa desenvolve a sua atividade profissional no IPS desde 2002, tendo desempenhado, entre 2018 e a presente data, as funções de chefe da Divisão Académica.
Na sua intervenção, a presidente do IPS, Ângela Lemos, justificou a opção por uma profissional do mapa de pessoal da instituição, não só como sinal de “valorização dos recursos humanos internos”, mas também como forma de “assegurar uma transição mais fluida, sustentada por um profundo conhecimento das dinâmicas internas, dos desafios e das prioridades estratégicas do IPS”.
Sobre Célia Costa, também diplomada da instituição, na área dos Recursos Humanos, a responsável elogiou “o percurso marcado pela competência, técnica e humana, dedicação ao serviço público e forte sentido de responsabilidade institucional”, o que faz dela a “escolha certa para a consolidação de uma gestão que se quer modernizada, rigorosa, eficiente, próxima das pessoas, e que responda aos imensos desafios com que nos deparamos”.
Célia Costa sucede a Lurdes Pedro, que desempenhou o cargo ao longo da última década. Na passagem de testemunho, a administradora cessante, falando à comunidade académica reunida no anfiteatro da Escola Superior de Educação (ESE/IPS), reconheceu que “foi um privilégio partilhar convosco este percurso exigente, mas profundamente gratificante, pelo que é tempo de agradecer”.
“Foram anos de verdadeira transformação em que o IPS consolidou a sua notoriedade no Ensino Superior, tornando-se numa instituição académica mais robusta, inovadora e preparada para os desafios do futuro”, disse, desejando à sua sucessora “os maiores sucessos na missão que agora inicia”.
De referir o cargo de administrador implica um trabalho de colaboração com o presidente da instituição, sob sua direção, em assuntos diretamente relacionados com a gestão corrente e coordenação de serviços, e a participação na elaboração da proposta de orçamento, do plano de atividades e do mapa de pessoal, entre outras tarefas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com