[weglot_switcher]

Advogada de Rendeiro: “Se fiança for negada, recorremos para o Supremo Tribunal” da África do Sul (com áudio)

June Maks diz ainda que a autorização de residência que João Rendeiro tem na África do Sul não será importante para o tribunal de Verulam, para onde o ex-presidente do BPP se voltará a dirigir na terça-feira, para conhecer as medidas de coação, depois de um adiamento na audiência.
13 Dezembro 2021, 16h13

A advogada de João Rendeiro na África do Sul disse esta segunda-feira que a equipa de defesa do ex-banqueiro ainda não recebeu o processo de acusação – apenas a indicação da detenção no fim de semana – e adiantou que, apesar de ainda não ter sido definido o valor da fiança, em caso de recusa será remetida o Supremo Tribunal de Justiça.

“Ainda não determinámos o valor da fiança. Se a fiança for negada vamos recorrer ao Supremo e aí haverá uma decisão”, referiu June Maks, em entrevista à CNN Portugal. “Espero que a lei sul-africana seja aplicada. Vamos seguir a lei e os princípios sul-africanos”, garantiu, poucas horas depois de o ex-presidente do extinto Banco Privado Português (BPP) ter sido presente a juiz na manhã desta segunda-feira.

June Maks afirmou ainda que a autorização de residência que João Rendeiro tem no país não será importante para o tribunal de Verulam, para onde o ex-presidente do BPP se voltará a dirigir na terça-feira, para conhecer as medidas de coação, depois de um adiamento na audiência. “O processo de extradição pode demorar na África do Sul. Temos conhecimento de casos que demoraram anos”, contou a sócia do escritório de advogados JSM Attorneys. A Polícia Judiciária portuguesa está convicta na extradição para Portugal, porque os dois países ratificaram a Convenção Europeia de Sub-extradição.

June Maks, que está a trabalhar sem a ajuda de juristas portugueses, afirmou ainda que conheceu o seu cliente há três meses, mas não revelou se já tinha sido contratada antes da chegada à África do Sul. “Estou muito ciente das alegações e das circunstâncias em que está envolvido”, sublinhou, em entrevista por Zoom a partir de Joanesburgo.

No sábado por volta das 7h00 da manhã (hora local), João Rendeiro foi detido num luxuoso hotel na cidade sul-africana de Durban, no leste do país. Segundo a advogada de João Rendeiro, foi feita uma reclamação contra a divulgação mediática da fotografia de João Rendeiro que o mostra no momento da detenção, de pijama.

https://jornaleconomico.pt/noticias/defesa-de-joao-rendeiro-vai-pedir-saida-sob-financa-819175

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.