Rui Pinto “é o Edward Snowden da corrupção internacional”, sublinha advogado do hacker português

William Bourdon, um dos advogados do hacker português assegura que o próximo passo será pedir a absolvição do seu cliente.

Getty Images

William Bourdon considera que Rui Pinto é o “Edward Snowden da corrupção internacional”. Em declarações ao Consórcio Internacional de Jornalistas Investigadores (ICIJ) na quinta-feira, 13 de agosto, o advogado do hacker português espera que o seu cliente venha a ter um reconhecimento público pelos serviços prestados à sociedade.

“Ele [Rui Pinto] deve ser reconhecido como um dos maiores denunciantes deste início de século”, afirma Bourdon, assegurando que o “próximo passo” será um pedido de absolvição do seu cliente.

O hacker português esteve por trás das revelações dos casos Luanda Leaks e Football Leaks, foi libertado esta semana das instalações da Polícia Judiciária de Lisboa e aguarda julgamento em prisão domiciliária. Rui Pinto esteve detido sem acesso à internet desde o início deste ano, enquanto aguardava julgamento por tentativa de extorsão e outros crimes, estando o seu julgamento previsto para o final deste ano.

Na sequência da investigação do Luanda Leaks do ICIJ, as autoridades angolanas acusaram Isabel dos Santos de desviar milhões de Angola, algo que a empresária sempre negou. Já no caso Football Leaks, Rui Pinto revelou vários documentos que mostravam a evasão fiscal por parte de jogadores de futebol. A investigação gerou investigações fiscais e processos criminais contra os melhores jogadores de futebol da Europa.

Relacionadas

“Portugal continua um paraíso para a grande corrupção”. Rui Pinto regressa ao Twitter

Poucos dias depois de sair das instalações da Polícia Judiciária, o hacker voltou ao Twitter: “É agora mais do que nunca. Precisamos de união e resiliência”, realçou.

Football Leaks: ‘Hacker’ Rui Pinto já saiu das instalações da Polícia Judiciária

O criador da plataforma Football Leaks, Rui Pinto, já saiu das instalações da Polícia Judiciária, disse hoje fonte policial à agência Lusa.

PJ recruta Rui Pinto para ser investigador do Estado

O jornal “Correio da Manhã” avança este domingo que Rui Pinto irá colaborar com a PJ nos grandes casos de corrupção, “disponibilizando as suas perícias informáticas”.
Recomendadas

Nasceu a associação para apoiar os jovens advogados dos países lusófonos

“É intenção da Associação Internacional de Jovens Advogados de Língua Portuguesa colaborar com os diferentes intervenientes da comunidade jurídica no sentido de dar apoio à integração e formação dos jovens advogados e advogados estagiários no contexto da CPLP”, diz o presidente ao Jornal Económico.

PCP diz que estratégia de combate à corrupção do Governo é “mais um plano a somar a tantos outros”

Os comunistas entendem que a criminalidade económica e a corrupção não se combatem apenas na frente judiciária e defendem que é preciso combater a promiscuidade existente entre a política e os grandes interesses económicos.

Pedrógão Grande: MP instaura inquérito criminal contra presidente da Câmara

“Confirma-se a instauração de inquérito. O mesmo encontra-se em investigação”, afirmou a Procuradoria-Geral da República, em resposta à agência Lusa.
Comentários