[weglot_switcher]

Rui Pinto “é o Edward Snowden da corrupção internacional”, sublinha advogado do hacker português

William Bourdon, um dos advogados do hacker português assegura que o próximo passo será pedir a absolvição do seu cliente.
  • Getty Images
14 Agosto 2020, 12h00

William Bourdon considera que Rui Pinto é o “Edward Snowden da corrupção internacional”. Em declarações ao Consórcio Internacional de Jornalistas Investigadores (ICIJ) na quinta-feira, 13 de agosto, o advogado do hacker português espera que o seu cliente venha a ter um reconhecimento público pelos serviços prestados à sociedade.

“Ele [Rui Pinto] deve ser reconhecido como um dos maiores denunciantes deste início de século”, afirma Bourdon, assegurando que o “próximo passo” será um pedido de absolvição do seu cliente.

O hacker português esteve por trás das revelações dos casos Luanda Leaks e Football Leaks, foi libertado esta semana das instalações da Polícia Judiciária de Lisboa e aguarda julgamento em prisão domiciliária. Rui Pinto esteve detido sem acesso à internet desde o início deste ano, enquanto aguardava julgamento por tentativa de extorsão e outros crimes, estando o seu julgamento previsto para o final deste ano.

Na sequência da investigação do Luanda Leaks do ICIJ, as autoridades angolanas acusaram Isabel dos Santos de desviar milhões de Angola, algo que a empresária sempre negou. Já no caso Football Leaks, Rui Pinto revelou vários documentos que mostravam a evasão fiscal por parte de jogadores de futebol. A investigação gerou investigações fiscais e processos criminais contra os melhores jogadores de futebol da Europa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.