A AEP – Associação Empresarial de Portugal e seis empresas portuguesas participam, entre 7 e 13 de abril, na BAUMA, a maior feira a nível mundial de máquinas e equipamentos para a construção, que se realiza em Munique, na Alemanha. “A participação na BAUMA faz parte da estratégia de abordagem à Alemanha levada a cabo pela AEP, que consiste em participações regulares em eventos especializados, evidenciando a aposta no maior mercado da Europa, refere comunicado da organização.
“O setor da construção é fundamental para a promoção de atividades e setores conexos geradoras de valor e de criação de emprego. Fomenta um ecossistema económico abrangente ao alcançar uma ampla variedade de atividades interligadas, como se pode verificar pelas empresas que integram a comitiva da AEP. A BAUMA é o espaço certo para as empresas verificarem estratégias, investimentos, fornecedores, parceiros e para a indústria portuguesa mostrar as suas mais recentes novidades”, lembra, citado pelo comunicado, o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.
A Alemanha é uma das mais avançadas e desenvolvidas economias do mundo, altamente inovadora e voltada para a exportação. Com um elevado poder de compra, é a quarta economia mundial, o maior mercado da União Europeia e um dos principais exportadores e importadores a nível mundial. Para além da dimensão do mercado, a Alemanha é um importante parceiro económico para Portugal ao oferecer oportunidades de negócio em diversos setores de atividade.
A BAUMA, que se realiza de três em três anos e esgota sempre o espaço disponível, ocupa um total de exposição (recinto e área ao ar livre) de 614 mil m2. A última edição, em 2022, contou com 3200 expositores de 60 países e 495 mil visitantes oriundos de mais de 200 países e regiões.
São as seguintes as empresas participantes na BAUMA 2025: Agrosport; Catari Indústria; CMW; Fravizel; Ilmar; e Produtiva.
Em 2024, o projeto Business on the Way (BOW) promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e EUA, ou em missões empresariais em mercados menos tradicionais, como a Geórgia, a Arménia, o Azerbaijão, a Letónia e a Estónia ou Austrália e a Nova Zelândia.
Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com