A Navegação Aérea Portuguesa (NAV Portugal) entregou esta segunda-feira o novo sistema de deteção de ventos (MADeira Winds) do Aeroporto da Madeira, uma ferramenta que a empresa considera ser um “marco significativo” para a segurança e eficiência das operações aeroportuárias na região e um reforço do compromisso da organização com a “modernização das infraestruturas de navegação aérea” em todo o país. O investimento chegou aos 3,5 milhões de euros.
Este sistema, explica a NAV Portugal, é constituído por “um Radar Banda X, um sistema LIDAR e um sofisticado sistema de processamento que analisa os dados meteorológicos com alta precisão e em tempo quase real, oferecendo desta forma um suporte essencial às decisões operacionais e aumentando a confiança de tripulações, que estarão melhor informadas sobre as condições meteorológicas” na Região.
“Este investimento reflete o compromisso da NAV Portugal com a segurança operacional e a eficiência das operações aéreas, neste caso em particular com a Região Autónoma da Madeira, garantindo um suporte técnico robusto a controladores, pilotos e operadores aeroportuários”, disse o presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal, Pedro Ângelo.
O MAD Winds entra agora num período de pré-operação de 365 dias, durante o qual será “continuamente avaliado e submetido a ajustes” na sua configuração e parametrização para “otimizar o seu funcionamento face às características físicas e operacionais” do Aeroporto da Madeira. “Este período permitirá também uma análise abrangente em diferentes condições meteorológicas, consolidando os dados necessários para operações ainda mais seguras e eficientes”, referiu a NAV Portugal.
Este novo sistema instalado no Aeroporto da Madeira tem como objetivo “melhorar a análise e a previsão de fenómenos meteorológicos críticos, como windshear, turbulência e microbursts, que afetam a operação do aeroporto. O sistema permite um conhecimento mais efetivo das condições de vento em muito curto prazo, particularmente durante as fases mais críticas do voo – aproximação, aterragem e descolagem”.
A NAV Portugal acrescenta que os alertas gerados automaticamente pelo MAD Winds serão transmitidos pelo controlo de tráfego aéreo às aeronaves, oferecendo um “suporte essencial às decisões operacionais e capacitando as tripulações à tomada de decisão, que estarão melhor informadas sobre as condições meteorológicas que podem enfrentar. Além disso, o sistema contribuirá para uma maior eficiência na gestão do tráfego aéreo, das operações das companhias aéreas e da gestão aeroportuária”.
A NAV sublinhou que com um alcance de mais de 10 km em torno do aeroporto, o sistema “recolherá dados meteorológicos com alta precisão” e em tempo quase real. “Esta informação será analisada pelas autoridades competentes e poderá, no futuro, suportar uma eventual revisão dos limites de vento em vigor. Atualmente, cerca de 80% das divergências motivadas pelo vento estão apenas até 3 nós acima dos limites, tornando este sistema uma ferramenta crucial para uma avaliação mais precisa e potencialmente mais favorável à operação”.
A NAV diz que o Aeroporto da Madeira, com este novo sistema, passa a ser “um dos poucos aeroportos no mundo a beneficiar desta tecnologia de ponta para mitigar as condições adversas” de vento.
“Inspirado em infraestruturas semelhantes implementadas em aeroportos como Hong Kong e Palermo, o Sistema MAD Winds posiciona-se como uma ferramenta valiosa para melhorar a segurança, a previsibilidade e a confiança nas operações, reafirmando o compromisso da NAV Portugal com a inovação e a excelência operacional”, reforça a NAV Portugal.
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