[weglot_switcher]

AFIA e CINFU lançam Formação Modular Certificada para reforçar indústria automóvel

A AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, acaba de celebrar um protocolo com o CINFU – Centro de Formação Profissional da Indústria da Fundição, para o lançamento conjunto de uma nova oferta formativa.
28 Agosto 2025, 10h02

No âmbito da atividade e, reconhecendo a exigência de uma constante atualização de competências dos recursos humanos, a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, acaba de celebrar um protocolo com o CINFU – Centro de Formação Profissional da Indústria da Fundição, para o lançamento conjunto de uma nova oferta formativa modular, “desenhada especificamente para responder às necessidades de qualificação da indústria automóvel e de outros setores industriais”.

Em comunicado, a associação dos componentes automóveis adianta que, “com o objetivo de reforçar as competências dos colaboradores e aumentar a competitividade das empresas, esta Formação Modular Certificada disponibiliza conteúdos programáticos desenvolvidos por técnicos especialistas do setor e incide sobre as áreas críticas da produção industrial”. Temas como a gestão de projetos, gestão da qualidade, manutenção, logística e transformação digital estarão na linha da frente da formação.

“A grande vantagem desta oferta formativa, para além dos conteúdos programáticos, é a sua flexibilidade, permitindo às empresas optar por módulos específicos de acordo com as suas prioridades de desenvolvimento, assegurando uma formação prática, aplicada e orientada para resultados”, refere a AFIA.

“Num contexto industrial cada vez mais competitivo, a qualificação contínua dos colaboradores é um fator decisivo para a inovação e sustentabilidade das empresas. Com esta formação modular, queremos proporcionar às organizações uma ferramenta eficaz para potenciar o talento interno e preparar as equipas para os desafios do futuro”, refere José Couto, presidente da AFIA, citado pelo comunicado. Além disso, esta é também “uma resposta alinhada com as preocupações da Comissão Europeia relativamente à formação profissional, reforçando o papel estratégico da qualificação como motor de crescimento e competitividade da indústria automóvel nacional”, acrescenta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.