A assinatura de um memorando de entendimento entre a Agência Espacial Portuguesa e o Exército Português visando o reforço da cooperação entre as duas instituições com vista ao desenvolvimento do sector espacial em Portugal marcou o arranque do EuRoC 2025.
Durante cinco dias Constância e Santa Margarida transformam-se no ponto de encontro de cerca de sete centenas de estudantes europeus, que este sábado estão no terreno. No Campo Militar de Santa Margarida ouve-se já o rugido dos motores e sente-se a emoção dos lançamentos de rockets.
Com três janelas diárias: 9h00 – 12h00, 13h00 – 14h00 e 15h00 – 17h00, cada lançamento testará meses de trabalho e de precisão das 28 equipas universitárias de 16 países que participam na competição que decorre até à próxima terça-feira, 14 de outubro.
Criado e organizado pela Agência Espacial Portuguesa, o EuRoC celebra a engenharia, inovação e talento europeu. Esta é a sexta edição da competição, que decorre em Constância, reunindo vinte e oito equipas universitárias de 16 países com competências avançadas em engenharia com projetos de lançamento de foguetes. Trata-se da maior participação nacional de sempre, com quatro equipas portuguesas finalistas: Fénix Rocket Team, North Space, Porto Space Team e Rocketry Experiment Division, o que, segundo a organização, “reflete a aposta crescente do país na formação de engenheiros espaciais e no dinamismo da indústria nacional”.
O presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, o presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, e o 2.º Comandante da Brigada Mecanizada, Coronel Tirocinado de Artilharia, Adelino Jacinto, pontificaram na cerimónia de abertura, esta sexta-feira.
“Em Constância e Santa Margarida, o país acolhe as melhores equipas europeias de engenharia aeroespacial, afirmando Portugal como um lugar de excelência para testar, aprender e inovar”, afirmou Ricardo Conde, apontando a iniciativa como “um exemplo notável de como o espaço pode unir ciência, defesa e território”.
O presidente da autarquia destacou, por seu turno, a importância de acolher o EuRoC – “motivo de orgulho e de satisfação para o concelho pela projeção que dá ao território” que tem “contribuído para projetar Constância a nível nacional e internacional, valorizando o território e reforçando a sua ligação à ciência e à inovação”.
“A Brigada Mecanizada associa-se mais uma vez, com elevado sentido de missão, à realização do EuRoC 2025, acolhendo o evento no Campo Militar de Santa Margarida, o Campo de Manobras do Exército”, salientou o comandante da Brigada Mecanizada, Major-General Luís Miguel Afonso Calmeiro.
“Ao colocar o Campo de Manobras do Exército Português ao serviço da ciência, da inovação e da formação académica, reafirma-se o compromisso do Exército com o desenvolvimento tecnológico, a cooperação institucional e o fortalecimento da ligação entre a defesa nacional e a comunidade científica e académica”, afirmou.
O EuRoC 2025 conta com o apoio do Exército Português e da Câmara Municipal de Constância, tendo como patrocinadores a ESA (sigla em inglês para Agência Espacial Europeia), Cambridge Aerospace, Tekever, Omnidea, Atlantic Spaceport Consortium, Meteomatics, Sumol+Compal e Delta.
O EuRoC é uma competição de lançamento de foguetes (rockets) destinada a equipas universitárias europeias, organizada pela Agência Espacial Europeia desde 2020. É a primeira competição do género na Europa e afirma-se a cada ano como competição de excelência na área de rocketry, oferecendo a centenas de jovens a oportunidade de lançarem os foguetes que desenharam e construíram.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com