[weglot_switcher]

Ainda a propósito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Não sabe o que fazer aos eletrodomésticos antigos? Onde depositá-los? Deixamos-lhe toda a informação aqui!
22 Novembro 2024, 07h45

Não sabe o que fazer aos eletrodomésticos antigos? Onde depositá-los? Deixamos-lhe toda a informação aqui!

Muitos consumidores não sabem o que fazer aos equipamentos eletrónicos e, ou, elétricos quando estes já não têm utilidade, acabando por depositá-los no lixo comum.

Para uma correta ação, atendendo que este género de equipamentos apresenta substâncias toxicas e nocivas para o meio ambiente, como por exemplo mercúrio, chumbo e arsénio, devem ser depositados ou entregues em lugares seguros para um processo correto de reciclagem.

Saiba que o consumidor poderá seguir duas possíveis vias, vejamos:

  • Se pretender substituir esse equipamento por outro com as mesmas funções, saiba que a loja onde irá efetuar a compra é obrigada por lei a recolher o equipamento antigo, sem qualquer custo adicional. Deve o consumidor informar da sua intenção à loja.

Caso este direito seja negado, faça reclamação no livro de reclamações.

 

  • Se, por outro lado, o consumidor não quiser proceder à aquisição de um novo equipamento, pode recorrer aos Pontos Eletrão, se se tratar de pequenos artigos, como o caso de um telemóvel. Já se em causa estiver a reciclagem de grandes eletrodomésticos deve contactar a Câmara da sua residência ou a entidade responsável pela recolha de resíduos, no caso da Região Autónoma da Madeira ARM – Águas e Resíduos da Madeira e verificar qual será a melhor forma para proceder a entrega desses equipamentos eletrónicos.

É essencial que o consumidor adote estas atitudes para que o meio ambiente seja preservado. O planeta tem de ser visto como um empréstimo, sendo que cada um de nós deve adotar comportamentos mais responsáveis e conscientes.

Informe-se connosco. 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.