[weglot_switcher]

Airbus revela três protótipos de aviões a hidrogénio

A construtora aeronáutica quer tomar a dianteira da transição energética no seu setor, apostando no hidrogénio como o combustível para os protótipos que esta segunda-feira deu a conhecer. Mas a entrada ao serviço só vai ter lugar a partir de 2035.
21 Setembro 2020, 14h37

A Airbus revelou esta segunda-feira três protótipos de aeronaves a hidrogénio, parte da estratégia da companhia de transição para transportes com zero emissões. Em comunicado, a empresa adianta 2035 como a data prevista para a entrada ao serviço destes novos aviões.

Entre os modelos, dois apresentam uma estrutura e aspeto bastante semelhantes aos aviões clássicos, distinguindo-se entre eles sobretudo pelo tipo de motor (um é equipado com motor turbofan, enquanto que o outro tem um motor que recorre a uma hélice) e pela capacidade de carga, tanto em termos de passageiros, como de combustível.

O terceiro desenho, o mais inovador, funde as asas com o corpo da aeronave, o que disponibiliza mais espaço para passageiros ou armazenar combustível. A Airbus, de resto, salienta as novas possibilidades de organização e disposição da cabine como uma das principais características do modelo.

“Os protótipos que hoje revelamos oferecem ao mundo um vislumbre da nossa ambição em criar uma visão arrojada para o futuro dos voos com emissões zero”, disse o presidente executivo da construtora, Guillaume Faury. “A transição para o hidrogénio como o principal combustível para estes modelos de aeronave requererá uma ação decisiva de todo o ecossistema da aviação”, acrescentou.

O hidrogénio tem vindo a ser apontado como uma das mais promissoras alternativas aos combustíveis fósseis, dada a ausência de emissões caso seja produzido com recurso a energias renováveis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.