A confiança do consumidor na Alemanha subiu ligeiramente, passando de -28,8 para -27,4 pontos para o mês de abril, quando comparado com o mês anterior. Os dados do índice da GfK mostram ainda uma melhoria face aos -29,3 pontos registados no período homólogo.
No entanto, a vontade do consumidor em realizar compras caiu de -15 para -15,3, entre março e abril, mas subiu face aos -17 pontos do período homólogo.
A expetativa relativamente aos rendimentos melhorou consideravelmente, tendo passado de -4,8 para -1,5 entre março e abril, e também no período homólogo, quando se fixava em -24.3.
As perspetivas de poupança também já viram melhores dias, verificando-se uma queda de cinco pontos para abril. Os consumidores alemães estão menos propensos à poupança para abril, mas ainda se mantêm positivos com 12,4 pontos.
A expetativa relativamente ao ciclo de negócios melhorou, passando de -6,4 para -3,1 entre março e abril. Ainda assim, quando analisado em relação ao período homólogo verifica-se uma queda face aos 3.7.
O analista do Instituto de Nuremberga, Rolf Buerkl, salientou à “Reuters” que a recuperação no sentimento do consumidor alemão tem tido um “progresso lento”
Rolf Buerkl referiu que o crescimento do rendimento e um mercado de trabalho “estável” são pré-requisitos “muito bons” para uma “rápida recuperação” da economia do consumo, mas alertou que os consumidores ainda sofrem com fatores como a “falta de segurança” ao nível do planeamento e no otimismo face ao futuro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com