[weglot_switcher]

Confiança na Alemanha recupera à boleia da expectativa de cortes de juros

A situação económica atual na Alemanha mantém-se muito negativa, mas os investidores olham com otimismo para os próximos meses, dada a descida da inflação e a esperada redução das taxas diretoras na zona euro.
19 Março 2024, 12h27

As expectativas dos investidores alemães melhoraram em março, mantendo a trajetória positiva dos últimos oito meses e tocando máximos de quase um ano à boleia dos esperados cortes de juros para a zona euro.

O índice de confiança dos investidores alemães compilado pelo Instituto ZEW subiu para 31,7 em março, um salto assinalável em relação aos 19,9 de fevereiro, sobretudo quando o mercado apontava para uma subida ligeira até 20,5. É o valor mais elevado para este indicador desde fevereiro do ano passado.

Numa nota bastante menos positiva, o índice referente à situação económica atual melhorou apenas marginalmente para -80,5, uma subida de apenas 1,2 pontos e que mantém o subindicador em terreno profundamente negativo.

A melhoria das expectativas resulta, sobretudo, da descida da inflação nos últimos meses, o que alivia as famílias da zona euro, e pela esperada redução das taxas diretoras pelo Banco Central Europeu (BCE) ainda na primeira metade deste ano. Para as empresas, tal significa não só mais procura, dada a recuperação do rendimento real dos consumidores, mas também custos menos avultados para o futuro próximo.

Por outro lado, o presidente do instituto fala também numa melhoria de perspetivas motivada pela resistência da economia chinesa, cuja procura externa parece estar a recuperar, e pela “esperada depreciação do euro face ao dólar”, que tornará os produtos alemães comparativamente mais baratos numa ótica exportadora.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.