[weglot_switcher]

Alemanha disponibiliza quase dez milhões de euros para desenvolvimento de infraestruturas em África

Financiamento ocorre na sequência da reposição do Fundo Especial do NEPAD – Mecanismo de Preparação de Projectos de Infraestruturas, anunciada pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pelo Banco de Desenvolvimento alemão KfW.
9 Julho 2023, 20h43

O governo alemão vai disponibilizar 10,8 milhões de dólares (9,84 milhões de euros) para impulsionar o desenvolvimento de infraestruturas em África, noticia a “Forbes África Lusófona“.

O financiamento ocorre na sequência da reposição do Fundo Especial do NEPAD – Mecanismo de Preparação de Projectos de Infra-estruturas (NEPAD-IPPF), anunciado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Banco de Desenvolvimento KfW, em nome do Ministério Federal Alemão para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ).

Christoph Tiskens, diretor do KfW, detalha que o acordo “visa apoiar o desenvolvimento de infraestruturas, com enfoque em áreas como as alterações climáticas, o género, a Agenda 2063 e, sobretudo, na obtenção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Hassatou N’Sele, diretora Financeira do BAD, explica, por sua vez, que “à medida que as economias africanas enfrentam novos desafios face a crises globais que se sobrepõem”, o apoio de países parceiros como a Alemanha permitirá à instituição cumprir a sua “importante missão” de desenvolvimento em várias frentes.

Segundo a “Forbes África Lusófona”, que cita uma nota de imprensa, o referido apoio “terá ainda um maior enfoque no segundo Plano de Ação Prioritário do Programa para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África para o período 2021-2030 (PIDA-PAP 2) e o apoio à transformação de África no âmbito da Zona de Comércio Livre Continental Africana, impulsionando o comércio intra e extra-africano”.

“O KfW, em nome do governo alemão, é um parceiro fundamental do BAD e continuaremos a apoiar os mecanismos que desempenham um papel fundamental no crescimento económico e na redução da pobreza”, refere ainda o responsável citado na mesma nota, acrescentando que, dado o crescente número de exigências apresentadas ao Fundo Especial, serão necessários mais recursos.

A parceria foi firmada na capital alemã pelo diretor da Cooperação Financeira na África Subsariana, Helmut Gauges, em nome do Banco de Desenvolvimento KfW, e pela vice-presidente e diretora Financeira do Banco Africano de Desenvolvimento, Hassatou N’Sele.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.