Alemanha, França e Reino Unido querem convencer o Irão a cumprir acordo nuclear

O anúncio vai ser feito oficialmente hoje, dia 14 de janeiro, com o conhecimento da União Europeia. Caberá a Josep Borrell, responsável pela política externa da EU, fazer o anúncio no parlamento europeu em Estrasburgo.

Diplomatas dos três países europeus anunciaram que vão iniciar conversações com os seus homólogos iranianos, com o objetivo de convencer o governo do Irão a cumprir com as condições estabelecidas no acordo nuclear de 2015. Os diplomatas avisaram que não pretendem reforçar as sanções económicas, segundo a Reuters.

O anúncio vai ser feito oficialmente hoje, dia 14 de janeiro, com o conhecimento da União Europeia. Caberá a Josep Borrell, responsável pela política externa da EU, fazer o anúncio no parlamento europeu em Estrasburgo.

“O nosso objetivo não é reforçar as sanções, mas sim, resolver as nossas diferenças pelos mecanismos criados através do acordo” afirmou um diplomata à Reuters.

O Irão anunciou no início do mês que não pretendia cumprir com os compromissos estabelecidos pelo acordo nuclear de 2015, afirmando que iriam ignorar os limites impostos para o enriquecimento de urânio, mas que continuariam a cooperar com as Nações Unidas.

Recomendadas

Santander lucra 6,5 mil milhões em 2019, menos 17% que em 2018

O banco espanhol apresentou resultados a caírem por causa dos custos extraordinários com a operação que tem no Reino Unido. Mas em Espanha os lucros subiram. O Santander Totta, em Portugal, contribuiu com 525 milhões de euros para o resultado líquido.

Nigel Farage: “O Brexit é apenas o início de uma reconfiguração na Europa”

O antigo presidente do UKIP e cofundador do Partido Brexit considera que a saída do Reino Unido da União Europeia é resultado de um exercício democrático. “Não há volta a dar. Isto é uma vitória”, afirmou esta quarta-feira em conferência de imprensa em Bruxelas.

Brexit: Parlamento Europeu carimba hoje saída do Reino Unido da UE

O Parlamento Europeu (PE) vota hoje, em Bruxelas, o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia, a derradeira etapa formal para a efetiva consumação do ‘Brexit’ dois dias depois, em 31 de janeiro.
Comentários