As medidas tomadas pelo governo italiano de Giorgia Meloni para desenvolver reatores modulares (SMRs) no país agora podem ser acompanhadas pela Alemanha, avançou o “El Economista”.
O projeto de acordo da futura coligação governamental, liderada por Friedrich Merz, está a preparar-se para mudar radicalmente a política nuclear. Neste documento de trabalho agora divulgado, as partes envolvidas propõem a realização de uma avaliação técnica para determinar se a reativação dos reatores nucleares fechados restantes do país são viáveis de maneira técnica e economicamente razoável.
A Alemanha vai investir em pesquisas europeias sobre novas tecnologias nucleares, SMRs, reatores de última geração e reatores de fusão nuclear.
A nova coligação governante também planeia implementar um preço especial de eletricidade industrial para setores de alto consumo e reduzir permanentemente o imposto de eletricidade para todos os utilizadores ao mínimo europeu.
A Alemanha pretende implementar uma estratégia de centrais de energia focada na nova capacidade de geração a gás até 2030 e promoverá o desenvolvimento acelerado de infraestrutura de hidrogénio verde, incluindo importações estratégicas com o objetivo de permitir que as centrais a gás operem eventualmente com hidrogénio sustentável.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com