[weglot_switcher]

Allianz compra 75% da Galp Gás Natural Distribuição por 368 milhões

A operação ficou fechada por 368milhões de euros. A Galp Gás Natural Distribuição detém nove empresas regionais de distribuição de gás natural em Portugal.
26 Outubro 2020, 09h21

A Galp vendeu 75% da Galp Gás Natural Distribuição (GGND) à Allianz Capital Partners, anunciou hoje a empresa.

A energética anunciou que “acordou com a Allianz Capital Partners, em nome das companhias de seguro da Allianz e da Allianz European Infrastructure Fund, a venda de 75,01% da sua participação na
Galp Gás Natural Distribuição, S.A. (GGND), atualmente de 77,5%”.

A Allianz Capital Partners é a gestora de fundos de private equity do grupo segurador alemão. A companhia detém mais ativos em Portugal: a central solar Ourika, com 46 megawatts de potência, em Ourique, distrito de Beja.

A GGND detém nove empresas regionais de distribuição de gás natural em Portugal.

A operação ficou fechada por 368 milhões de euros, com o valor implícito (EV) para 100% da GGND é de 1,2 mil milhões de euros, equivalente a um múltiplo EV de cerca de 13 vezes sobre o EBITDA estimado para 2020″.

“Esta transação está sujeita às aprovações regulatórias usuais e à obtenção de consentimentos de terceiros, sendo a sua conclusão esperada para o primeiro trimestre de 2021”, segundo a empresa.

Tal como o Jornal Económico tinha revelado a 16 de outubro, o Bank of America Merrill Lynch tinha recebido três propostas vinculativas para a venda desta participação que a Galp Energia detém na Galp Gás Natural Distribuição (GGND), incluindo a da Allianz.

Os restantes 22,5% da GGND são detidos pelos japoneses da Marubeni que entraram na empresa em 2016.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.