Allianz compra 75% da Galp Gás Natural Distribuição por 368 milhões

A operação ficou fechada por 368milhões de euros. A Galp Gás Natural Distribuição detém nove empresas regionais de distribuição de gás natural em Portugal.

A Galp vendeu 75% da Galp Gás Natural Distribuição (GGND) à Allianz Capital Partners, anunciou hoje a empresa.

A energética anunciou que “acordou com a Allianz Capital Partners, em nome das companhias de seguro da Allianz e da Allianz European Infrastructure Fund, a venda de 75,01% da sua participação na
Galp Gás Natural Distribuição, S.A. (GGND), atualmente de 77,5%”.

A Allianz Capital Partners é a gestora de fundos de private equity do grupo segurador alemão. A companhia detém mais ativos em Portugal: a central solar Ourika, com 46 megawatts de potência, em Ourique, distrito de Beja.

A GGND detém nove empresas regionais de distribuição de gás natural em Portugal.

A operação ficou fechada por 368 milhões de euros, com o valor implícito (EV) para 100% da GGND é de 1,2 mil milhões de euros, equivalente a um múltiplo EV de cerca de 13 vezes sobre o EBITDA estimado para 2020″.

“Esta transação está sujeita às aprovações regulatórias usuais e à obtenção de consentimentos de terceiros, sendo a sua conclusão esperada para o primeiro trimestre de 2021”, segundo a empresa.

Tal como o Jornal Económico tinha revelado a 16 de outubro, o Bank of America Merrill Lynch tinha recebido três propostas vinculativas para a venda desta participação que a Galp Energia detém na Galp Gás Natural Distribuição (GGND), incluindo a da Allianz.

Os restantes 22,5% da GGND são detidos pelos japoneses da Marubeni que entraram na empresa em 2016.

Ler mais
Relacionadas

PremiumGalp Gás com três propostas vinculativas

O Bank of America recebeu três ofertas vincultivas para a compra dos 77,5% que a Galp detém na Galp Gás Natural Distribuição. A Allianz é uma delas.

Galp passa de 101 milhões de lucros para 23 milhões de prejuízos no terceiro trimestre

No terceiro trimestre, a produção subiu 6% para 132 mil barris diários: em Angola recuou 7% para 11,8 mil barris diários, no Brasil subiu 8% para 120,2 mil barris diários
Recomendadas

AHRESP afirma que Governo “comprometeu-se a anunciar medidas” em função das propostas efetuadas

Do lado do Governo, a associação sublinha que o ministro da Economia “comprometeu-se a anunciar publicamente muito em breve, com a presença dos parceiros sociais, as medidas que o governo vier a decidir em função das propostas apresentadas pelas associações presentes nesta reunião”.

Vendas de automóveis caem 23% em novembro e 35% num ano

Em Novembro de 2020 foram matriculados, pelos representantes legais de marca a operar em Portugal, 14.969 veículos automóveis, ou seja, menos 23,4% do que em igual mês do ano anterior.

5G: Deputados aprovam audição da Anacom e Autoridade da Concorrência sobre regulamento

Segundo confirmou à Lusa o vice-presidente da Comissão, Pedro Coimbra, foi apreciado e votado favoravelmente um requerimento apresentado pelo CDS-PP para audição da Anacom e da AdC “sobre o regulamento do leilão de 5G”. Ainda não está marcada a data.
Comentários