O negócio do papel inteligente, quando componentes naturais como a celulose são interligados a sistemas digitais, está a desenvolver-se em Portugal e levou à criação de uma nova empresa. A associação público-privada Alma Science avançou para uma spin-off – startup que resulta da investigação académica – da sua tecnologia para retalho e indústria.
É daí que nasce a empresa PaperWeight AI, que irá desenvolver e vender os seus sensores que se põem em folhas de papel (escondidas) em cima das prateleiras de supermercados ou armazéns para perceber o comportamento dos consumidores, o stock dos produtos, entre outras funções. A Alma Science é o acionista maioritário com uma posição de 82,5% nesta spin-off.
“Com base no nosso financiamento e capacidade financeira, temos desenvolvido um conjunto de soluções e, no caso da PaperWeight Digital, desenvolvemo-la até ao ponto de estar pronta para ser comercializada. A nossa participação será diluída a partir do momento em que começarmos a permitir a entrada de novos investidores”, afirmou ao Jornal Económico o presidente e CEO da Alma Science, Carlos Silva.
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